Na última quinta-feira (27), o relatório fiscal da Nokia trouxe uma surpresa agradável – apesar de bastante misteriosa – para os investidores: um depósito em dinheiro no valor de nada menos que 1,7 bilhão de euros. De onde teria vindo esse montante equivalente a R$ 6,28 bilhões? Da Apple, é claro!

Calma, a Empresa da Maçã não está tentando comprar a empresa finlandesa ou nada desse tipo. De acordo com funcionários da Nokia, o valor corresponde ao pagamento de uma indenização referente ao uso de patentes wireless da casa pela companhia de Cupertino.

O caso se arrastava há tempos nos tribunais e, aparentemente, foi concluído em maio deste ano, fazendo com que a Apple se comprometesse a compensar a detentora da tecnologia pelo empréstimo desses recursos sem fio.

Além dessa bolada paga em uma única parcela, o império comandado por Tim Cook ainda pode ter que continuar a fazendo depósitos para a Nokia na forma de royalties em cima do uso dessas patentes. Ninguém disse que o mundo corporativo era fácil ou mesmo barato, certo?

Cupons de desconto TecMundo: