Cansou do WhatsApp? Veja como usar o ZapZap em seu celular Android ou iOS

3 min de leitura
Imagem de: Cansou do WhatsApp? Veja como usar o ZapZap em seu celular Android ou iOS

Suporte ao compartilhamento de arquivos com até 1,5 GB e disponível em versão para PCs, ZapZap é o mensageiro baseado na API do Telegram que concorre contra o WhatsApp em território brasileiro. Capaz, ainda, de suportar grupos temáticos com até mil usuários, o cada vez mais popular aplicativo é uma alternativa também segura a quem que deseja proteger suas conversas (chats secretos e mensagens criptografadas e autodestrutivas garantem segurança durante o bate-papo).

Lançado em 2014 exclusivamente para Android, o serviço conta hoje com versão compatível com iOS – a plataforma de números cadastrados conta com mais de 5 milhões de registros. Como destaques e vantagens em relação ao WhatsApp estão o suporte ao envio de GIFs e stickers; o ZapMapa, que conecta usuários do serviço que estão próximos uns aos outros, é ainda outra prática função de ZapZap.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A sincronização das conversas é feita em nuvem, o que permite o acesso ao app através das várias plataformas cadastradas (inclusive via tablets). Neste tutorial, você vai aprender a utilizar os principais recursos do ZapZap tanto Android quanto no iOS.

Baixe o app e crie sua conta

  • O download gratuito de ZapZap pode ser feito por meio desta página.

A criação de uma conta junto do ZapZap exige que o usuário informe seu número de telefone. É preciso, então, aguardar a chegada de uma mensagem SMS e digitar, na tela seguinte, o código de ativação recebido.

Em seguida, seu nome e sobrenome devem ser informados. É possível também alterar o nome de usuário e adicionar uma foto de perfil logo a partir das telas iniciais (use a câmera do aparelho ou faça o upload de uma das imagens de sua galeria).

Inicie uma conversa

Feito o login, uma categoria de assunto para o bate-papo deverá então ser escolhida. As conversas podem ser iniciadas também por meio da seleção de um dos seus contatos que já possui o ZapZap instalado. Basta tocar sobre um grupo ou perfil e começar a trocar mensagens.

O compartilhamento de fotos, músicas, vídeos, PDFs, documentos de texto ou de quaisquer outros arquivos com até 1,5 GB pode ser feito através das janelas de bate-papo. ZapZap admite, ainda, a gravação de mensagens de áudio – clique sobre o ícone de microfone e inicie, assim, seu registro.

Chat secreto e grupos

Grupos e chats secretos, bem como a definição de mensagens autodestrutivas, podem ser criados a partir dos ajustes do app. Toque sobre o ícone de sanduíche, à direita da aba superior de ZapZap, e selecione a ação que deverá ser executada.

Selecione “Novo Grupo” e escolha os contatos desejados para iniciar uma conversa compartilhada – até 200 membros podem ser reunidos em um grupo; usuários das versões para iOS e PC também ficam habilitados a participar da conversa.

Em “Novo Chat Secreto”, o tempo de exibição de uma mensagem pode ser definido. Toque, portanto, sobre o respectivo botão e escolha quantos “segundos de vida” suas mensagens deverão ter (para que o chat privado possa ser ativado, ambos os usuários têm de estar online). Fotos e outros arquivos podem ser também compartilhados por breves momentos.

Armazenamento em nuvem

O acesso aos arquivos compartilhados via ZapZap pode ser feito através de plataformas diferentes por um mesmo usuário. Para que o conteúdo não seja perdido, a opção ZapDrive deve estar ativada. Clique, então, em ZapDrive para consultar seu histórico e calibrar suas preferências de compartilhamento. Vale observar que, por funcionar em nuvem, o ZapDrive permite economia de espaço interno.

ZapMapa

Pessoas que usam o ZapZap e que estão online próximas a você podem ser também adicionadas aos seus contatos – para funcionar, este recurso exige acesso à localização de seu aparelho. Abra o botão de sanduíche e clique em “ZapMapa”. Aguarde pela finalização da varredura por contatos, faça o check-in e adicione amigos.

Nota: ZapMapa pode não funcionar em algumas regiões.

Ajustes relacionados ao som das notificações, privacidade, papel de parede e idioma podem ser calibrados a partir do botão "Configurações". É possível, também, cancelar a reprodução automática de animações, definir as preferências para o uso de dados móveis e determinar o tamanho do texto das mensagens nesta tela.

...

Qual é a principal vantagem do ZapZap em relação ao WhatsApp? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.