Como já se tornou tradição aqui no Tecmundo, sexta-feira é o dia em que fazemos um apanhado geral de tudo o que aconteceu durante a semana. Embora os últimos dias tenham sido dominados por manchetes que envolvem problemas com o Windows 7, muitos outros acontecimentos interessantes também surgiram.

Entre eles está a descoberta de que é possível hackear aviões usando dispositivos Android e o lançamento do Galaxy Mega, nova aposta da Samsung no mercado de híbridos entre smartphones e tablets. Além disso, preparamos diversas listas interessantes: inventores que foram mortos por suas descobertas e uma seleção de desastres militares envolvendo computadores são somente alguns exemplos.

Notícias Tecmundo

Problemas de atualização do Windows 7

Na última terça-feira (9), a Microsoft liberou uma atualização para o Windows 7 que causou muita dor de cabeça a quem possui a versão 32-bits do sistema operacional. Afetando somente os brasileiros, o problema chega a inutilizar completamente computadores com a plataforma.

Suspeitas indicam que o problema foi causado por um plugin bancário de uma instituição nacional, porém até o momento não foi criada nenhuma solução definitiva para o defeito. Pensando nisso, o Tecmundo preparou um guia completo para você tentar reparar sua máquina caso ela tenha sido afetada pela atualização maligna.

Instituto de pesquisa aponta o melhor antivírus de março

Manter no computador um antivírus atualizado é algo essencial na era da internet. Afinal, sem um software do tipo, você corre o risco de expor sua máquina a códigos maliciosos, invasões de privacidade e outros problemas graves.

Pensando nisso, o AV-Comparatives fez uma pesquisa para determinar qual o melhor programa do tipo disponível em março deste ano. Depois de muitos testes, a empresa chegou à conclusão de que os cinco produtos abaixo são os que merecem mais a sua atenção na hora de proteger seu PC:

Hacker consegue controlar aviões com um aparelho Android

(Fonte da imagem: iStock)

 Um hacker desenvolveu um aplicativo que permite controlar aviões comerciais usando somente um dispositivo Android, notícia que não deve ser muito agradável para quem já tinha medo de viajar em grandes alturas. Felizmente, segundo ele, o problema já foi reportado a empresas de aviação, que se prontificaram a encontrar uma solução rápida para a falha de segurança que torna isso possível.

Como o ditador da Coreia do Norte conseguiu um iMac?

Mesmo os embargos econômicos impostos à Coreia do Norte não impediram o ditador Kim Jong-Um de conseguir um iMac. Uma imagem circulando pela internet mostra que o governante possui ao menos uma máquina do tipo em seu escritório, algo que violaria regras impostas pela própria Apple. Embora a origem do aparelho permaneça um mistério, tudo indica que ele foi adquirido em alguma parte da China.

Galaxy Mega 5,8 e 6,3

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Seguindo a tendência de investir em aparelhos cada vez maiores, a Samsung anunciou o lançamento do Galaxy Mega de 5,8 e 6,3 polegadas. Apesar de grandes, os dispositivos possuem um hardware bem mais discreto que smartphones populares como o Galaxy S3 e o Galaxy Note 2. Os produtos devem chegar ao mercado europeu em maio deste ano, para só depois invadirem as lojas do resto do planeta.

Notícias Mega Curioso

Conheça 7 inventores mortos por suas invenções

(Fonte da imagem: Reprodução/About.com)

Não é nada fácil ser um inventor e ter que dedicar toda a vida à ciência. É o que prova a notícia publicada pelo Mega Curioso esta semana, em que são listadas 7 pessoas importantes que acabaram morrendo por causa de sua curiosidade ou para provar que suas invenções eram seguras — ainda bem que atualmente já contamos com sistemas de proteção e métodos computadorizados que evitam que situações do tipo se repitam.

O que aconteceria se a Terra ficasse por 5 segundos sem oxigênio?

Ficar sem respirar durante 5 segundos dificilmente vai causar algum problema a você. Porém, se o planeta ficasse sem oxigênio durante esse tempo relativamente curto, diversas tragédias iriam acontecer.

Oceanos iriam evaporar, construções virariam pó e todas as células vivas explodiriam imediatamente, provocando um cenário verdadeiramente apocalíptico. Em resumo, esse gás se mostra uma barreira importante entre nós e o que poderia ser considerado o fim do mundo.

Na Argentina, furões bombados são vendidos como se fossem cachorros

Já imaginou levar para casa dois cachorros só para descobrir pouco tempo depois que os animaizinhos sequer pertencem à espécie? Foi o que aconteceu com um argentino, que acabou comprando dois furões cheios de esteroides que foram vendidos por um golpista como se eles fossem poodles.

Mantis: conheça a lagosta-boxeadora, o bicho mais desgraçado dos mares!

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Animal Zone)

Também conhecidas como tamarucas, as lagostas-boxeadoras são um dos animais mais perigosos dos mares. Prova disso é a espécie de golpe ninja que elas podem dar, cujo impacto chega a superar o disparo de um revólver. O animal é tão poderoso e resistente que as forças militares dos Estados Unidos já estudam sua estrutura celular como base para a criação de armaduras de combate e para o desenvolvimento de aviões mais resistentes.

5 proibições bizarras que já foram decretadas no mundo

Embora a maioria das leis do mundo seja feita para nos ajudar, muitas vezes elas são criadas para proibir algumas coisas bastante estranhas. Você sabia que é proibido jogar video game na Grécia desde 2002? E o pior, se você estiver na China, a polícia pode decretar a sua prisão caso você decida viajar no tempo ou reencarnar. Isso só para mencionar algumas das proibições mais bizarras já boladas pela humanidade em sua história.

Artigos Tecmundo

Os 5 maiores desastres militares envolvendo computadores

(Fonte da imagem: Reprodução/U.S. Air Force)

Responsável por diversas evoluções tecnológicas, o mundo militar também é uma fonte de constante preocupação — afinal, se alguém apertar o botão errado, isso pode significar a morte de um grande número de inocentes. Infelizmente, acidentes desse tipo não são exatamente raros, como mostram os exemplos reunidos em um artigo publicado pelo Tecmundo.

Os 9 maiores polos tecnológicos do mundo [ilustração]

Você sabia que a grande maioria dos aparelhos eletrônicos vendidos no mundo tem sua origem no extremo Oriente? Países como a China, Coreia do Sul e Taiwan possuem algumas das maiores fábricas de componentes do planeta, o que as tornam verdadeiros sinônimos de alta tecnologia.

Para competir com eles, regiões como a América Latina e o Vale do Silício investem em inovações e na fabricação de tecnologias que se mostram cada vez mais complexas e interessantes. Confira mais informações sobre o mundo dos dispositivos eletrônicos na versão completa desse artigo essencial para quem acompanha o mundo da tecnologia.

É possível aprender a burlar senhas em 24 horas?

(Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

Você sabia que, com ferramentas gratuitas e um notebook com configurações medianas, é possível descobrir milhares de senhas em questão de poucas horas? É o que provou Nate Anderson, repórter do Ars Technica, que utilizou métodos simples para desbloquear até mesmo suas próprias senhas. Com isso, é difícil não ficar preocupado com a segurança das informações privadas que costumamos armazenar na internet.

Análise: Windows Phone 8

Mesmo que a Microsoft tenha entrado tarde no mercado de dispositivos móveis, a empresa já virou um concorrente de peso para dispositivos iOS e Android. Esta semana, você pode conferir uma análise completa do Windows Phone 8, sistema que chama a atenção pela interface atraente e por sua facilidade de uso, mas que ainda peca em seu software de mapas e no número limitado de aplicativos que oferece aos consumidores.

Como a Anatel identifica um celular pirata?

(Fonte da imagem: Divulgação/Assessoria de Imprensa Anatel/SinclairMaia)

No final de março, a Anatel autorizou operadoras a bloquear qualquer aparelho pirata vendido no país. Para esclarecer como isso pode ser feito, o Tecmundo criou um artigo para explicar todos os processos de verificação e números de controle que esse tipo de aparelho tem no Brasil. Em resumo, você só deve se preocupar se o seu aparelho for produzido por um fabricante praticamente desconhecido que não usa o código conhecido como IMEI ou se você adquiriu o dispositivo em algum lojista suspeito.

Até a semana que vem

Encerramos aqui mais uma edição do Melhores da Semana, que estará de volta na próxima sexta-feira (19). Fique ligado no Tecmundo e no Mega Curioso para conferir em primeira mão as últimas notícias e curiosidades que envolvem o mundo da ciência, da tecnologia e do entretenimento geek em geral.

Cupons de desconto TecMundo: