Astrônomos encontram duas galáxias idênticas à Via Láctea

1 min de leitura
Imagem de: Astrônomos encontram duas galáxias idênticas à Via Láctea

Grande Nuvem de Magalhães (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Embora a Via Láctea seja uma galáxia bastante típica, o fato de contar com duas pequenas vizinhas — as Nuvens de Magalhães, a Grande e a Pequena, que são visíveis do Hemisfério Sul — faz dela uma formação bastante rara. Tanto que, de acordo com uma notícia publicada pelo site Sci-News, até o momento apenas outras duas galáxias iguais à nossa foram identificadas.

Segundo a publicação, um grupo internacional de astrônomos, depois de avaliar o GAMA — o mais detalhado mapa do Universo disponível até o momento —, conseguiu identificar 14 galáxias similares à nossa entre as milhares visíveis no mapa, sendo que apenas duas delas são praticamente idênticas à Via Láctea.

Irmãs gêmeas

Conforme explicaram os astrônomos, apenas 3% das galáxias parecidas com a nossa contam com pequenas vizinhas como as Nuvens de Magalhães (quando falamos “pequenas”, estamos comparando com o tamanho da Via Láctea). Entretanto, é raríssimo que as galáxias do tipo “vizinhas” sejam tão grandes como as nossas duas companheiras.

Os astrônomos também descobriram que as galáxias que contam com essas formações vizinhas menores geralmente são as mais parecidas com a Via Láctea, destacando que as Nuvens de Magalhães são extremamente raras e somente existirão por alguns bilhões de anos, insistindo que devemos aproveitar o privilégio de poder observá-las enquanto ainda é possível.

Fontes: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e Sci-News

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.