Após ter parado de produzir os monitores Thunderbolt Display para usuários de MacBook Pro, a Apple passou a recomendar produtos de outra marca para substituir seu dispositivo. É o caso do LG UltraFine 5K Display, que apesar de não combinar muito visualmente com os produtos da Maçã, seria o equivalente em termos de especificações técnicas ao Thunderbolt Display.

Para usuários de McBook Pro, o LG UltraFine 5K Display é o mais próximo possível do monitor aposentado da Apple. Medindo 27 polegadas e capaz de reproduzir imagens na resolução de 2560x1440, o produto da empresa sul-coreana foi desenvolvido em parceria entre as duas companhias para aproveitar o máximo possível dos poderosos computadores da marca.

LG UltraFine 5K Display: não funciona perto de um roteador

Defeito grave

O grande problema que gira em torno do LG UltraFine 5K Display e que foi descoberto por acidente recentemente é que o monitor tem seu funcionamento comprometido quando está próximo de um roteador. Ou seja, caso esteja posicionado a dois metros ou menos de um roteador, ele se torna inutilizável.

Ao suspeitar que o problema era causado pela proximidade do roteador, Hall testou seu monitor em um local distante do AirPort Extreme e ele funcionou perfeitamente

Esse defeito foi apontado publicamente por Zac Hall, da publicação 9 to 5 Mac, que adquiriu um LG UltraFine 5K Display e, ao tentar utilizá-lo próximo de seu roteador – um Apple AirPort Extreme – notou problemas que fizeram parecer que seu monitor tivesse algum problema de hardware, segundo ele mesmo descreveu.

Ao suspeitar que o problema era causado pela proximidade do roteador, Hall testou seu monitor em um local distante do AirPort Extreme e ele funcionou perfeitamente. Uma declaração no site da Apple sobre o LG UltraFine 5K Display indicou que o problema não era específico apenas no produto de Hall.

“Coloque um Ponto de Acesso WiFi (ou roteador) próximo do monitor (a menos de 1,2 metros) e ele fará com que a tela pisque (fique escura por um instante). Coloque-o mais perto e o visor fica preto até que o ponto de acesso seja afastado o suficiente do monitor. O problema é intermitente, mas parece depender da quantidade de tráfego de WiFi que passa pelo roteador. Após ter trabalhado como engenheiro elétrico por 35 anos, devo dizer que isso é uma falha de design séria e de má qualidade. Até que a Apple e a LG solucionem esse problema, eu não recomendaria a compra desse produto”.

Recomendação da LG

Ao entrar em contato com a empresa, Zac Hall recebeu uma recomendação para distanciar o LG UltraFine 5K Display do ponto de acesso à internet para que seu funcionamento seja adequado. A mensagem original dizia o seguinte:

“Compreendo sua preocupação e a frustração que está sentindo agora. Nesse caso, por favor, verifique se o monitor está perto do roteador. Isso pode afetar a performance do monitor. Por gentileza, mantenha o monitor longe do roteador para que possamos isolar o problema. Se não for esse o caso, por favor dê prosseguimento para que possamos ajuda-lo adequadamente”.

Segundo a empresa, apenas esse modelo apresenta o defeito; outros produtos da marca não são afetados pelo sinal WiFi de roteadores

Os testes feitos por Hall com o monitor longe do roteador foram bem-sucedidos e o LG UltraFine 5K Display não apresentou mais problemas. Ainda assim, é um defeito grave para um produto tão avançado que pode deixar um usuário na mão caso ele não tenha como se afastar muito de seu roteador. A LG não se pronunciou quanto a uma solução mais permanente para o problema, como uma mudança no design no monitor. Segundo a empresa, apenas esse modelo apresenta o defeito; outros produtos da marca não são afetados pelo sinal WiFi de roteadores.

Cupons de desconto TecMundo: