Imagem de: Monitor 5K da LG não funciona quando colocado perto de um roteador

Monitor 5K da LG não funciona quando colocado perto de um roteador

3 min de leitura
Avatar do autor

Após ter parado de produzir os monitores Thunderbolt Display para usuários de MacBook Pro, a Apple passou a recomendar produtos de outra marca para substituir seu dispositivo. É o caso do LG UltraFine 5K Display, que apesar de não combinar muito visualmente com os produtos da Maçã, seria o equivalente em termos de especificações técnicas ao Thunderbolt Display.

Para usuários de McBook Pro, o LG UltraFine 5K Display é o mais próximo possível do monitor aposentado da Apple. Medindo 27 polegadas e capaz de reproduzir imagens na resolução de 2560x1440, o produto da empresa sul-coreana foi desenvolvido em parceria entre as duas companhias para aproveitar o máximo possível dos poderosos computadores da marca.

LG UltraFine 5K Display: não funciona perto de um roteador

Defeito grave

O grande problema que gira em torno do LG UltraFine 5K Display e que foi descoberto por acidente recentemente é que o monitor tem seu funcionamento comprometido quando está próximo de um roteador. Ou seja, caso esteja posicionado a dois metros ou menos de um roteador, ele se torna inutilizável.

Ao suspeitar que o problema era causado pela proximidade do roteador, Hall testou seu monitor em um local distante do AirPort Extreme e ele funcionou perfeitamente

Esse defeito foi apontado publicamente por Zac Hall, da publicação 9 to 5 Mac, que adquiriu um LG UltraFine 5K Display e, ao tentar utilizá-lo próximo de seu roteador – um Apple AirPort Extreme – notou problemas que fizeram parecer que seu monitor tivesse algum problema de hardware, segundo ele mesmo descreveu.

Ao suspeitar que o problema era causado pela proximidade do roteador, Hall testou seu monitor em um local distante do AirPort Extreme e ele funcionou perfeitamente. Uma declaração no site da Apple sobre o LG UltraFine 5K Display indicou que o problema não era específico apenas no produto de Hall.

“Coloque um Ponto de Acesso WiFi (ou roteador) próximo do monitor (a menos de 1,2 metros) e ele fará com que a tela pisque (fique escura por um instante). Coloque-o mais perto e o visor fica preto até que o ponto de acesso seja afastado o suficiente do monitor. O problema é intermitente, mas parece depender da quantidade de tráfego de WiFi que passa pelo roteador. Após ter trabalhado como engenheiro elétrico por 35 anos, devo dizer que isso é uma falha de design séria e de má qualidade. Até que a Apple e a LG solucionem esse problema, eu não recomendaria a compra desse produto”.

Recomendação da LG

Ao entrar em contato com a empresa, Zac Hall recebeu uma recomendação para distanciar o LG UltraFine 5K Display do ponto de acesso à internet para que seu funcionamento seja adequado. A mensagem original dizia o seguinte:

“Compreendo sua preocupação e a frustração que está sentindo agora. Nesse caso, por favor, verifique se o monitor está perto do roteador. Isso pode afetar a performance do monitor. Por gentileza, mantenha o monitor longe do roteador para que possamos isolar o problema. Se não for esse o caso, por favor dê prosseguimento para que possamos ajuda-lo adequadamente”.

Segundo a empresa, apenas esse modelo apresenta o defeito; outros produtos da marca não são afetados pelo sinal WiFi de roteadores

Os testes feitos por Hall com o monitor longe do roteador foram bem-sucedidos e o LG UltraFine 5K Display não apresentou mais problemas. Ainda assim, é um defeito grave para um produto tão avançado que pode deixar um usuário na mão caso ele não tenha como se afastar muito de seu roteador. A LG não se pronunciou quanto a uma solução mais permanente para o problema, como uma mudança no design no monitor. Segundo a empresa, apenas esse modelo apresenta o defeito; outros produtos da marca não são afetados pelo sinal WiFi de roteadores.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Monitor 5K da LG não funciona quando colocado perto de um roteador