iOS 8: tudo sobre a nova versão do sistema da Apple

9 min de leitura
Imagem de: iOS 8: tudo sobre a nova versão do sistema da Apple

Hoje (dia 2 de junho), a Apple apresentou as novidades que foram adicionadas ao sistema operacional iOS — utilizado nos iPhones e também nos iPads e iPods Touch. A demonstração aconteceu durante a conferência de desenvolvedores preparada pela fabricante norte-americana: a WWDC. Como já é de costume, para começar a exibição foram revelados diversos dados acerca do iOS 7 anunciado em 2013.

Esses números envolvem a taxa de ação do sistema operacional pelos consumidores e até mesmo o número de downloads que já foram feitos na loja de aplicativos App Store. Mas o que todos esperavam ver mesmo eram os novos recursos presentes no iOS 8 — a nova versão do sistema operacional portátil, que foi apresentada hoje.

É certo dizer que a Apple não decepcionou, pois as novidades são bem interessantes. Se você está curioso para ver o que vai ser disponibilizado com o iOS 8, fique atento às novidades que vamos mostrar agora mesmo. Temos certeza de que você vai se interessar por alguns dos recursos que foram revelados pela Apple. Será que você já esperava por algumas das ferramentas mostradas hoje?

Notificações interativas

A primeira grande novidade apresentada pela Apple para a nova versão do iOS está na aba de notificações. A partir de agora, os consumidores de iPads e iPhones não vão mais precisar abrir os aplicativos que enviaram os alertas para que seja possível interagir com eles. Isso porque será possível realizar a interação diretamente pelo “Push” do sistema operacional.

Na prática, os usuários vão poder acessar as notificações em uma pequena divisão no topo da tela e então responder a elas do modo que acharem mais adequado — respondendo a uma mensagem de texto ou então ignorando algum alerta da agenda, por exemplo. O mais legal é que isso também funciona na tela de desbloqueio, garantindo novas formas de utilização para os portáteis.

Outra novidade que chegou ao iOS 8 é relacionada aos “duplos toques” no botão “Home”. Anteriormente, os usuários tinham acesso apenas às aplicações abertas para que pudessem alternar entre uma ou outra janela. Agora, isso também permitirá que os consumidores tenham acesso dinâmico aos contatos favoritos e frequentemente chamados pela mesma forma de carregamento.

Safari e Mail

Alguns dos principais aplicativos do iOS estão ganhando versões novas e mais interessantes. O navegador Safari é um excelente exemplo disso, pois agora permite que qualquer usuário tenha acesso às abas carregadas de uma forma mais simples e leve. Para os usuários do iPad, um grande recurso está nas barras laterais, que agora garantem mais interatividade para o carregamento de favoritos, por exemplo.

Quando partimos para o app Mail, temos também diversas novidades bem legais. A principal delas está na forma como os consumidores podem interagir com as mensagens recebidas. Como acontece no aplicativo Mailbox, o Mail da Apple agora permite comandos por gestos para mais dinamismo — arrastar para a esquerda faz com que a mensagem seja excluída, por exemplo.

Também é preciso citar a nova integração entre plataformas. A partir de agora, os usuários que possuem Mac OS X e iOS poderão integrar alguns de seus aplicativos e isso inclui o serviço de email. Ou seja, será possível começar a escrever uma mensagem no celular e concluir no computador com bastante facilidade. E esse é apenas um pequeno exemplo utilizado na WWDC.

Novo Spotlight

Apresentado para o Mac OS X, o Spotlight foi remodelado neste ano e agora faz parte também do iOS. Na versão 8 do sistema operacional portátil, esse recurso vai garantir que seja possível realizar buscas não apenas por aplicativos, mas também por documentos e contatos. Tudo com bastante dinamismo e leveza.

Novo teclado QuickType

Ainda não foi dessa vez que a Apple trouxe um teclado que permita a digitação pelo deslizamento dos dedos — pelo menos não nativamente, como você vai ver mais à frente —, mas uma novidade bem legal foi mostrada no evento. A partir do iOS 8, os donos de portáteis da Maçã vão ter mais facilidade na hora de digitar textos longos, não mais sendo obrigados a pressionar todos os caracteres de cada palavra.

Isso acontece porque a Apple está trazendo o método QuickType. Ele não funciona como o Swype, mas fornece métodos de composição de textos preditivos que podem ser comparados ao Swift+Key. Em resumo, bastará digitar algumas letras para que o teclado compreenda quais são as palavras possíveis naquele contexto. E, depois de finalizar uma delas, o sistema ainda propõe continuidades às mensagens.

Mudanças em Mensagens

Buscando um distanciamento menor dos líderes do mercado — WhatsApp e Viber —, a Apple revelou algumas atualizações para o seu aplicativo de mensagens. No iOS 8 será possível utilizar o app para criar grupos de conversação (com nomes personalizados, opções de silenciamento, adição e remoção de membros e opções para quem quiser abandonar o grupo a qualquer momento).

Indo um pouco além do que os outros já fazem, há também o compartilhamento de localizações com criação de mapas interativos — que mostram as posições aproximadas de todos os usuários conectados àquele grupo e que estão com a opção de localização ativada. Há também a chegada das opções de envio de vídeos e áudios diretamente pelo software, que podem ser acessadas também em computadores com o Mac OS X.

Saúde é o que interessa

Apesar de não termos visto nenhuma menção aos relógios inteligentes iWatch ou qualquer outro aparelho similar, a Apple mostrou novidades interessantes para quem quer cuidar da saúde. Isso está bem evidente no aplicativo Health, que será um dos softwares disponíveis com a nova versão do sistema operacional portátil.

Ele vai permitir muitas atividades para os consumidores. Com a rápida disposição de dados, é possível ter relatórios completos com informações bem definidas sobre calorias gastas em uma atividade física, registros de sono e até mesmo informações sobre a saúde cardíaca. Outra grande novidade está na possibilidade de utilização de apps de terceiros nesses mesmos registros.

iCloud Drive

Até hoje, o sistema de armazenamento iCloud é limitado no iOS. Ele funciona apenas para carregar arquivos que podem ser lidos ou foram criados pelos aplicativos presentes nos portáteis. Mas isso vai mudar, pois a Apple anunciou a chegada do iCloud Drive. Mais parecido com outros serviços de armazenamento em nuvens, ele agora vai garantir que qualquer arquivo seja enviado para os seus servidores.

Family Sharing

Você acha errado que uma família tenha que pagar mais de uma vez para baixar aplicativos iguais em seus aparelhos? Pois a Apple achava que sim e decidiu mudar essa história. A partir do iOS 8, os consumidores vão poder criar contas com compartilhamento familiar, permitindo que até seis aparelhos dividam um único cartão de crédito para os pagamentos.

Isso vai permitir também que um dispositivo central fique encarregado da autorização ou não das compras. Ou seja, uma criança que quer baixar um jogo pago pode realizar o pedido pelo próprio aparelho, mas precisará que o responsável pelo cartão de crédito aprove o pagamento antes que o download seja iniciado — essa autorização pode ser feita por notificações interativas.

Novo app de Fotos

Não houve muitas alterações na aplicação nativa de fotos do iOS, mas elas vão chegar em breve. Os consumidores poderão sincronizar suas fotografias nas nuvens com bastante facilidade para compartilhar itens com diferentes equipamentos. Também é possível realizar buscas internas de uma forma mais simples com o Spotlight. Mas o principal está na integração do software com apps de terceiros, que vai garantir mais facilidade na edição das imagens.

Continuity

Uma chamada que chega no seu iPhone? Que tal atender pelo seu Mac OS X ou pelo seu iPad? Isso vai ser possível graças aos recursos de continuidade dos sistemas operacionais. Além disso, ainda será fácil realizar a composição de um texto de forma colaborativa entre os dois aparelhos, por exemplo. Outras formas de utilizar essa interação podem ser vistas na criação rápida de hotspots para compartilhamento de internet e também no Handoff.

Também para desenvolvedores

Além de tudo isso que já foi mostrado, a Apple também apresentou algumas novidades que são essenciais para os desenvolvedores. Entre elas estão diversas melhorias nas formas como os apps podem interagir com recursos nativos do sistema operacional. Vamos conferir algumas das principais ferramentas anunciadas durante a WWDC 2014.

Novas interações entre apps e usuário

Até o iOS 7, os aplicativos foram bem limitados em relação ao que é mostrado para os consumidores e as formas como eles podem interagir e compartilhar as informações presentes nos softwares. No iOS 8 isso deve mudar de uma forma bem legal, tornando a utilização do sistema operacional mais livre e dinâmica.

A partir de agora, os apps podem ter documentos e links compartilhados com diferentes redes sociais e até mesmo com contatos pré-definidos e marcados como favoritos. As ações também serão personalizadas, permitindo que cada desenvolvedor defina o que pode ser feito nos aplicativos instalados — como traduzir textos, imprimir documentos, adicionar à lista de leitura ou assimilar a um contato.

Integrações entre apps

O aplicativo-padrão de fotos do iOS não garante muitas possibilidades de edição para os usuários. Mas, a partir da nova versão do sistema operacional, programadores terão acesso a novas ferramentas que permitem a adição de filtros no sistema da Apple. Ou seja, um desenvolvedor de um software de imagens vai poder fazer com que as ferramentas de seu app sejam instaladas também no Fotos.

A integração entre os apps vai ainda além. Com os kits de desenvolvimento da Apple, desenvolvedores poderão fazer com que seus aplicativos ganhem widgets a serem adicionados diretamente na barra de notificações. Por fim, outra integração bem interessante se dará nos documentos, uma vez que diferentes programas poderão ser usados para reproduzir os mesmos documentos.

Novos teclados a caminho

Assim como a integração entre apps de fotografia permitirá a utilização de filtros nas imagens abertas no Fotos, as extensões do novo iOS também vão garantir a chegada de novos teclados. Os desenvolvedores vão poder criar novas formas de digitação para o iPhone e os consumidores apenas precisam baixar e autorizar a utilização deles nos outros aplicativos. A chegada do Swype ao iOS é uma questão de tempo.

Touch ID

Uma outra novidade que chega ao iOS 8 é a integração de apps de terceiros com o Touch ID. Isso significa que os programadores vão poder adicionar o método de desbloqueio pela impressão digital para fazer com que as senhas de seus aplicativos não precisem ser digitadas da maneira convencional.

Novos “kits”

Três pequenos kits de desenvolvimento foram apresentados hoje. O HealthKit permite integração de apps de fitness e saúde criados por programadores independentes com os relatórios do Health anunciado hoje. O HomeKit introduz novas maneiras de interagir com aplicações domésticas — como o Philips HUE. Por fim, o CloudKit levará o iCloud para apps de terceiros.

Especialmente para games

Novas ferramentas vão surgir também para os desenvolvedores de jogos, fazendo com que eles possam criar títulos mais bonitos e aproveitando ao máximo os recursos de hardware. O SpriteKit foi criado para quem quer desenvolver games em 2D com  alta performance e maior eficiência de bateria. O SceneKit traz melhores resultados na renderização de games 3D casuais, mas o grande foco fica na Metal.

Trata-se de uma nova API que permite extrair o máximo da potência do chip A7 para a criação de games mais completos e bonitos. Isso significa que games desenvolvidos com a ferramenta podem extrair o máximo da performance dos aparelhos, com mais influência da física e oferecendo gráficos muito mais realistas para os consumidores exigentes.

Quem vai poder baixar? E quando?

Confira a lista completa de aparelhos que poderão ser atualizados para a versão mais recente do sistema operacional portátil. A versão Beta e de desenvolvimento já estarão disponíveis neste mês, lembrando que os downloads da versão estável devem começar apenas em setembro.

  • iPhone 4S
  • iPhone 5
  • iPhone 5C
  • iPhone 5S
  • iPod Touch (quinta geração)
  • iPad 2
  • iPad com Retina Display (iPads "3" e "4")
  • iPad Air
  • iPad mini
  • iPad mini com Retina Display

.....

Gostou de saber as novidades presentes no sistema operacional disponível para iPhones, iPods Touch e iPads? Qual dos recursos apresentados é o seu favorito?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.