Comilança ao vivo: coreanos ganham dinheiro jantando em frente à webcam

2 min de leitura
Imagem de: Comilança ao vivo: coreanos ganham dinheiro jantando em frente à webcam
Imagem: GalleryHip

Fazer transmissões ao vivo na web não é novidade alguma. Quase todos os grandes canais do YouTube fazem algo desse tipo de vez em quando, mas, na Coreia do Sul, isso está sendo levado a outro nível. Há um fenômeno chamado “mukbang” por lá que consiste basicamente em pessoas transmitindo ao vivo suas refeições pela internet. Dessa forma, elas podem ganhar dinheiro de acordo com o bom humor dos expectadores.

“Mukbang” é uma mistura de “muk-ja” e “bang-song” (comer e transmitir em coreano). A prática está ficando tão popular por lá, que já existem até algumas web-celebridades especializadas nessa área. O mais famoso parece ser o jovem Lee Chang-hyun. Ele janta todos os dias em frente a uma webcam e tem cerca de 10 mil expectadores em cada transmissão.

Dinheiro

Essas sessões não são feitas no YouTube, mas sim em um site chamado “Afreeca”. Nessa plataforma, os produtores de conteúdo não ganham dinheiro a partir de anúncios, mas sim de doações dos expectadores. Quem assiste a uma transmissão do jantar de Chang-hyun pode fazer pequenos pagamentos a ele enquanto vê o vídeo ao vivo. Cada uma dessas doações aparece como “balões estrela” na tela.

Chang-hyun deu uma entrevista à BBC para falar sobre seu canal no Afreeca, mas não revelou quanto recebe a cada transmissão. Apesar disso, a agência fez uma estimativa anotando a quantidade de “balões estrela” que apareceram na tela em uma seção. São algumas centenas de dólares a cada vídeo de no máximo duas horas.

Atuação

O segredo do sucesso de Chang-hyun é a sua atuação. De acordo com a BBC, ele é bem descontraído, dá conselhos aos expectadores e comenta todo tipo de assunto que mandam para ele durante as transmissões. Ele também se considera amigo dos seus expectadores. “Falamos sobre tudo. Eu dou até conselhos sobre problemas que eles têm, então realmente possuímos um relacionamento. Por isso temos um relacionamento real”, disse Chang-hyun.

Na Coreia do Sul, a imagem é algo muito importante. As mulheres principalmente se preocupam muito com isso, e, como Chang-hyun é considerado magro, bonito e muito divertido, ele consegue atrair bastante gente para suas transmissões. Há também vários outros usuários do site que fazem vídeos como esses, o que tem criado uma nova moda da web coreana.

No Brasil, atualmente há vários canais de culinária que fazem vídeos para a web, mas algo como as transmissões ao vivo de Chang-hyun ainda é difícil de ver por aqui. Será que essa moda vai pegar na web brasileira ou só os coreanos vão ficar nessa?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.