Internet

Gemini for Education: IA do Google ganha versão para estudantes e professores

O Google anunciou um pacotão de novidades no Gemini, no Classroom e no NotebookLM focadas para estudantes e professores

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

01/07/2025, às 13:00

Atualizado em 01/07/2025, às 18:11

O Google revelou ontem (30) um conjunto robusto de novidades com foco em inteligência artificial para o ambiente educacional. As atualizações foram apresentadas durante a edição de 2025 da International Society for Technology in Education (ISTE) e reforçam o compromisso da empresa em promover o uso consciente da IA por educadores e estudantes em todo o seu ecossistema.

O grande destaque é o Gemini for Education, uma versão do chatbot do Google adaptada especialmente às necessidades do ensino. A ferramenta é baseada no Gemini 2.5 Pro, o mais recente modelo de linguagem da empresa, e conta com reforços de segurança voltados à privacidade e ao gerenciamento remoto de contas.

Essa versão educacional inclui regras específicas para menores de idade, proteção de dados em alto nível e recursos derivados da família de modelos LearnLM, voltados para o aprendizado. O aplicativo é gratuito para instituições qualificadas, facilitando o acesso de professores e alunos.

The image displays the title "Gemini for Education" in large, prominent text, accompanied by the descriptive subtitle, "A version of the Gemini app built to meet the needs of the educational community." Surrounding the text are various icons, including a graduation cap, a pencil, a beaker, a globe, and a shield, symbolizing different aspects of education and learning. Below, an "Ask Gemini" search bar is visible, further emphasizing the app's interactive nature.
O Google anunciou o Gemini for Education, uma versão especial do chatbot para estudantes e professores. (Fonte: Google/Divulgação)

Gemini chega ao Google Classroom

O Google Classroom, plataforma central para a organização de tarefas escolares, agora conta com integração nativa com o Gemini. Mais de 30 novos recursos foram adicionados para facilitar o trabalho de professores no planejamento, elaboração e revisão de aulas, além de apoiar estudantes na realização das atividades.

A novidade estará disponível por meio de um botão com o símbolo do Gemini, localizado na coluna lateral esquerda da interface. Ali, os usuários terão acesso a sugestões de prompts e ações, como criar apresentações, revisar textos, montar cronogramas de estudos e elaborar exercícios.

Além disso, o Gemini também foi integrado ao Google Forms, tornando a criação de formulários ainda mais ágil. Já com o Veo 3, professores poderão gerar vídeos com efeitos sonoros embutidos, otimizando a produção de conteúdo audiovisual.

NotebookLM ganha funções avançadas

Voltado para estudantes, o NotebookLM, bloco de notas com inteligência artificial, está prestes a ficar ainda mais poderoso. Em breve, ele poderá gerar Visões Gerais em Vídeo, com conteúdo produzido pela IA com base nos materiais fornecidos pelo usuário — uma expansão da já existente Visão Geral em Áudio.

Além disso, estudantes poderão usar o Gemini Canvas para criar quizzes personalizados sobre temas específicos e gerar diagramas explicativos para facilitar a visualização de conceitos complexos.

Gemini acessível para todas as idades — com segurança

O Google pretende tornar o Gemini acessível para estudantes de todas as faixas etárias, mas com as devidas precauções. Agora, alunos menores de idade também podem usar a ferramenta, desde que suas contas estejam sob gestão escolar.

Nesses perfis, o Gemini opera com proteções reforçadas para evitar qualquer conteúdo inapropriado ou prejudicial. O mesmo vale para o NotebookLM, quando for liberado para esse público. As medidas de segurança foram auditadas por organizações como a ConnectSafely e o Family Online Safety Institute.

Além disso, todas as respostas fornecidas pelo Gemini nesse contexto passam por revisão e os resultados podem ser verificados via pesquisa no Google.

Em contas gerenciadas por escolas, os administradores têm controle total sobre o acesso às ferramentas. O uso do Gemini e do NotebookLM pode ser desativado a qualquer momento, conforme as diretrizes de cada instituição.

Quer acompanhar mais novidades sobre IA na educação e o futuro da tecnologia nas escolas? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais tendências!



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.