YouTube Music ganha busca para achar músicas que você cantarola ou assobia

1 min de leitura
Imagem de: YouTube Music ganha busca para achar músicas que você cantarola ou assobia
Imagem: GettyImages

O serviço de streaming YouTube Music começou a receber um novo recurso no aplicativo da plataforma para Android. A novidade é uma busca de música por voz que encontra canções com base em melodias cantaroladas, assovios ou trechos da letra.

Com a função, o usuário encontra em poucos segundos a canção que estava há dias na sua cabeça, porém sem saber o nome ou o artista para além de uma sequência ritmada de ruídos como "hums" ou "lalala".

A implementação está sendo lançada para a versão 7.02 do aplicativo no Android e, por enquanto, não há indícios de um lançamento parecido no iOS.

A nova busca do YouTube Music no app para Android. (Imagem: 9to5Google/Reprodução)A nova busca do YouTube Music no app para Android. (Imagem: 9to5Google/Reprodução)Fonte:  9to5Google/Reprodução

Para fazer a pesquisa, basta tocar no ícone de ondas sonoras que fica ao lado do símbolo de microfone, onde as as buscas tradicionais por voz são feitas. Em seguida, basta cantarolar ou assobiar e aguardar o resultado.

Com ajuda de inteligência artificial (IA) para encontrar o melhor resultado, o serviço exibe informações completas sobre a canção que mais se parece com o seu áudio. O app exibe então detalhes como artista, álbum, ano de lançamento e um botão para você reproduzir a música na hora.

Recurso já existe em outros apps e plataformas

A função de encontrar músicas ao cantarolar ou assobiar um trecho já é relativamente antiga. Sites como o Midomi e o aplicativo Shazam já faziam algo parecido há anos, identificando melodias e palavras.

Essa pesquisa já estava presente dentro do Google Assistente ao menos desde 2020. Além disso, no ano passado, o próprio YouTube testou esse mesmo recurso, porém no app de vídeos.

A adição do recurso ao YouTube Music só reforça que o Google agora aposta nesse aplicativo como a sua principal plataforma de streaming de áudio, incluindo músicas. Recentemente, a big tech desativou o Google Podcasts para priorizar apenas esse aplicativo como nativo do seu ecossistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.