Twitch muda termos e libera transmissões com nudez; veja regras

2 min de leitura
Imagem de: Twitch muda termos e libera transmissões com nudez; veja regras
Imagem: Tecmundo

Nesta quinta-feira (14), a Twitch anunciou atualizações em sua política de conteúdo sexual e classificação, que agora passa a permitir ilustrações de mamilos e “danças eróticas”. 

A mudança foi desencadeada após a controvérsia em torno das transmissões da streamer Morgpie, que foi banida da plataforma no início desta semana.

Morgpie é uma streamer, cosplayer e modelo no OnlyFans, que foi punida pela plataforma por realizar suas transmissões ao vivo supostamente sem camisa. O enquadramento da câmera acabava acima do decote e não mostrava nada que violasse explicitamente as políticas da Twitch. No entanto, as lives renderam muitas reações negativas, ocasionando o seu banimento.

Em um post na rede social X, antigo Twitter, o perfil Dexerto publicou um vídeo em que Morgpie fala sobre o seu banimento e mostra que durante todo o tempo ela estava usando uma top sem alças. “Ninguém está quebrando os termos de serviço (TOS)... É a nudez implícita que deixa as pessoas malucas”, diz a streamer no vídeo.

Dois dias depois, a Twitch anunciou uma nova política, que detalha especificamente o que é ou não permitido. Segundo a plataforma, as medidas foram tomadas para simplificar e modernizar suas políticas anteriores, que impactavam desproporcionalmente as streamers femininas.

A Twitch ainda destaca que a intenção não é impor moderação punitiva, mas sim informar os usuários sobre as políticas.

Alguns usuários, porém, trouxeram algumas controvérsias nas próprias regras estabelecidas pela plataforma, além dos riscos de ter conteúdos sexuais em um ambiente comumente utilizado por pré-adolescentes, visto que a idade mínima para ter uma conta na Twitch é de 13 anos.

O que muda na Twitch?

Conforme explicou a plataforma, alguns conteúdos que eram previamente proibidos, agora são permitidos com os devidos rótulos, são eles:

  • Destaque em áreas como seios, nádegas ou região pélvica, mesmo cobertos, se devidamente rotulados para evitar ambiguidades na política;
  • Representações fictícias de seios, órgãos genitais ou nádegas, independentemente do gênero, desde que sejam desenhados, animados ou esculpidos;
  • Escrita corporal em seios e/ou nádegas, seguindo as políticas já estabelecidas pela Twitch;
  • Danças eróticas, excluindo atos de se despir ou gestos semelhantes, agora permitidas com rotulagem adequada;
  • Mudanças nas restrições sobre danças populares, permitindo algumas previamente proibidas, desde que não ocorram em estabelecimentos de entretenimento adulto.

Sobre representações artísticas de nudez, a plataforma permite que partes íntimas desenhadas, animadas ou esculpidas, são permitidas, assim como pintura corporal em seios e nádegas, caso sejam devidamente rotulados. No entanto, permanece estritamente proibida a representação de atos sexuais ficcionais.

Sobre jogos, a plataforma definiu que os que possuem o conteúdo sexual como foco principal são proibidos, assim como simulações de atividades sexuais ou dramatizações eróticas com outros jogadores.

Sobre os rótulos, jogos onde aparecem cenas de sexo de maneira incidental são classificados como 'jogos apenas para adultos', mas o que tiverem a nudez como tema central, deverão utilizar o rótulo de 'Temas sexuais'.

A plataforma ainda ressalta que não rotular uma transmissão conforme as políticas será motivo de avisos e o bloqueio temporário de CCLs, no entanto, não levará à suspensão direta. Os conteúdos rotulados com Temas sexuais não serão divulgados na página principal da Twitch, mas poderão ser acessados diretamente nos canais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.