25 anos do Google: os 10 melhores produtos da Big Tech

5 min de leitura
Imagem de: 25 anos do Google: os 10 melhores produtos da Big Tech
Imagem: GettyImages

Há 25 anos, uma das maiores Big Techs do mundo surgia. A Google foi fundada em 4 de setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin. Rapidamente, se tornou grandiosa e contribuiu de diversas formas para a evolução da internet.

Pensando em relembrar alguns de seus principais produtos, selecionamos os dez melhores – aqueles que realmente fazem a diferença no cotidiano de muita gente. Quer saber quais são eles? Confira logo abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

10. Android

O sistema operacional Android está disponível em uma grande quantidade de smartphones. (GettyImages/Reprodução)O sistema operacional Android está disponível em uma grande quantidade de smartphones. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O sistema operacional Android está presente em boa parte dos smartphones comercializados no mundo. Diversas marcas o utilizam para aprimorar suas ferramentas e possibilitar que a comunicação global seja mais assertiva. Lançado originalmente em 2008, esse sistema já passou por grandes transformações e atualizações.

Atualmente, a Google segue investindo em pesquisas para melhorias no sistema, fazendo com que seus produtos e serviços fiquem cada vez mais integrados aos celulares.

9. Maps

O Google Maps consiste um dos melhores apps da Google. (GettyImages/Reprodução)O Google Maps consiste um dos melhores apps da Google. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

A maneira como vemos o mundo ao nosso redor mudou bastante de uns tempos para cá, não é mesmo? Antigamente, era necessário utilizar mapas impressos e até mesmo a lista telefônica para descobrir onde chegar a algum lugar.

Agora, com um simples toque, o Google Maps entrega a localização exata para chegar ao seu destino, informando ainda quais são os meios possíveis e o tempo de deslocamento, entre carro, transporte público e a pé. Por meio do app é possível avaliar locais e, em restaurantes, também há como descobrir qual é o cardápio na maioria das vezes.

8. Fotos

Com o Google Fotos, os usuários têm um bom espaço de armazenamento para guardar suas imagens. (GettyImages/Reprodução)Com o Google Fotos, os usuários têm um bom espaço de armazenamento para guardar suas imagens. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Já pensou se você perdesse todas as suas fotos armazenadas no computador ou no celular? Com o Google Fotos sincronizando seu dispositivo constantemente, esse medo não existe. Integrado aos sistemas gerais da Google, a plataforma de armazenamento em nuvem dá conta de salvar uma cópia de backup de suas imagens, sejam elas vídeos ou fotos.

O melhor de tudo é que você pode organizar por álbuns ou deixar tudo na linha do tempo. A partir da barra de pesquisa, os usuários também podem fazer buscas indexadas das imagens salvas, deixando tudo ainda mais dinâmico e fácil.

7. Analytics

Por meio do Analytics, é possível analisar diversos dados importantes de uma única vez e em um único lugar. (GettyImages/Reprodução)Por meio do Analytics, é possível analisar diversos dados importantes de uma única vez e em um único lugar. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Essa plataforma da Google é particularmente útil para empresas que trabalham com marketing, visto que o Analytics fornece dados muito precisos sobre sites, blogs e redes sociais. Seus gráficos são alimentados diariamente a partir das informações cadastradas e muitos detalhes são fornecidos em um piscar de olhos.

É possível, por exemplo, saber quantos acessos seu site ou blog teve em determinados períodos, descobrir qual a maior fonte de engajamento do Instagram ou do Facebook, além de produzir relatórios que poderão ajudar em novas estratégias.

6. Docs

A partir do Google Docs, você consegue compartilhar seus arquivos com quem quiser via link. (GettyImages/Reprodução)A partir do Google Docs, você consegue compartilhar seus arquivos com quem quiser via link. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Quem é que já passou algum perrengue com a falta de um editor de textos instalados no computador? Com a chegada do Google Docs, esse problema é praticamente inexistente, pois tudo o que você precisa é estar com acesso à internet para iniciar um novo documento.

O melhor de tudo é que o arquivo em questão, armazenado no Google Drive, pode ser compartilhado via link com qualquer pessoa. Essa mesma pessoa, conseguirá abrir o documento em um navegador, fazer comentários, edições e até sugestões sem nenhum tipo de complicação.

Todas as alterações ainda ficam salvas na nuvem, não necessitando que os arquivos sejam recarregados. Ainda há a possibilidade de exportar o documento em inúmeros formatos, incluindo PDF.

5. Drive

Google Drive oferece espaço de armazenamento e sincronização de dispositivos. (GettyImages/Reprodução)Google Drive oferece espaço de armazenamento e sincronização de dispositivos. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

E por falar no Google Drive, aqui está ele como um dos melhores produtos da Google. O sistema de armazenamento em nuvem se integra com o Google Docs e o Google Fotos, além de outros serviços da mesma companhia.

Por lá, os usuários conseguem criar pastas compartilhadas, salvar documentos e mídias, além de gerenciar tudo de um jeito muito prático e simples. Atualmente, quem desejar, ainda poderá salvar o Drive no computador e utilizá-lo até mesmo offline, bastando ter acesso à internet para tudo sincronizar em um piscar de olhos.

4. YouTube

Muitas pessoas assistem vídeos no YouTube com frequência. (GettyImages/Reprodução)Muitas pessoas assistem vídeos no YouTube com frequência. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Embora não tenha sido criado pela Google, o YouTube é, atualmente, o maior serviço de streaming do mundo, que conta com inúmeros canais e infinitas horas de conteúdo disponível. Além do mais, nos últimos anos, produções originais também foram desenvolvidas para competir com gigantes do mercado.

E com a chegada do YouTube Shorts, muitas pessoas puderam acompanhar seus criadores de conteúdo preferidos em um novo formato de distribuição de vídeos.

3. Chrome

O navegador principal da Google já passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. (GettyImages/Reprodução)O navegador principal da Google já passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Como é nítido ao visualizar essa lista, a Google possui diversos produtos e serviços em diferentes frentes. Dessa maneira, pensando no mercado de tecnologia e internet, seria até difícil que a companhia não tivesse seu próprio navegador, não é mesmo?

O Chrome consiste em um dos navegadores mais utilizados no mundo, principalmente por conta de sua sincronização de dispositivos. Basta ter uma conta Google para que tudo funcione em inúmeros dispositivos, de qualquer lugar que você esteja sem complicações.

2. Gmail

Gmail possibilita que usuários integrem diversos serviços da Google. (GettyImages/Reprodução)Gmail possibilita que usuários integrem diversos serviços da Google. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

E por falar em conta Google, ao criar uma, você já tem acesso a um provedor de e-mail bastante imponente, que poderá servir para receber ou enviar mensagens, armazenar documentos e muito mais. O Gmail conta com recursos que muitas pessoas usam com frequência no cotidiano.

Dentro de seu segmento, as empresas também podem criar contas corporativas para seus funcionários, utilizando todos os recursos disponíveis, incluindo o Google Meet para reuniões virtuais.

1. Buscador

Você provavelmente já deve ter feito alguma pesquisa no buscador da Google. (GettyImages/Reprodução)Você provavelmente já deve ter feito alguma pesquisa no buscador da Google. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Por fim, é preciso falar daquele que talvez seja o maior produto da Google: o buscador que dá nome à empresa. Utilizado como padrão em muitos navegadores, esse buscador conta com muita organização e indexação, sendo utilizado como parâmetro em diversos contextos.

Afinal, quem nunca se pegou falando “pesquisa no Google” ou “dá um Google aí” em algum momento, não é verdade?

Se voce gostou do conteúdo, continue ligado aqui no TecMundo para conferir mais novidades interessantes como essas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.