Os desafios do 5G para além das capitais

2 min de leitura
Imagem de: Os desafios do 5G para além das capitais
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por João Paulo Couto.

Após um ano da implementação do 5G no Brasil, as operadoras de telecom ainda enfrentam alguns desafios no que diz respeito à ampliação do sinal de forma mais eficiente no país. Isso porque, é necessário aumentar a cobertura da rede e disseminar a conectividade para um maior número de pessoas, não apenas nas capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

Para superar alguns desses entraves, uma boa alternativa é investir em SLS (Street Level Solutions), mas não só. Com isso, é preciso também monitorar a saúde das caixas que comportam essas mini-atenas e certificar que as conexões sejam de qualidade e seguras.

As SLS ajudam na ampliação do sinal porque é possível espalhá-las nos grandes centros e em outras localidades em diferentes pontos urbanos como semáforos, prédios, estações de metrô e casas, fazendo com que um número maior de pessoas possam ter acesso à mesma rede.

Desafios do 5G no BrasilO acesso ao 5G deve ser democrático, e não apenas privilegiar as capitais e as metrópoles.

Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o 5G já chegou para cerca de 93 milhões de brasileiros. Dos 5.568 municípios do país, 753 municípios já têm acesso a nova tecnologia, em contrapartida, 54% da população brasileira ainda não usa o serviço. 

Ainda segundo a Anatel, atualmente, no Brasil, o sinal é distribuído por meio das Estações de Rádio Base (ERB). Até março deste ano, havia mais de 88 mil ERBs espalhados pelo país. Contudo, certificar a segurança e funcionalidade destes aparelhos é fundamental para manter esses equipamentos funcionando. 

Diante do problema da falta de expansão da nova tecnologia para municípios menores, existem caminhos possíveis dos governantes de cada pequena cidade junto às operadoras de telecom para ampliar o sinal para além dos planos móveis contratados, que também permite que uma parcela da população utilize a potência do sinal.

Por fim, não é possível pensar em ampliação da rede sem falarmos da questão de prevenção para que os equipamentos que  transmitem este sinal possam continuar funcionando de maneira regular e segura. Além disso, o acesso ao 5G deve ser democrático, e não apenas privilegiar as capitais e as metrópoles. 

***

*João Paulo Couto é CEO da Myio, graduado em gestão da informação e marketing estratégico e administração de empresas pela Estácio. Além disso, possui MBA em qualidade de gerenciamento e gerenciamento de projetos pelo Grifo Research Institute e em gerenciamento de negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Couto também se especializou em empreendedorismo criativo pela Perestroika.

--

Veja Celulares 5G no Tecmundo Comparador

Imagem: Celulares 5G no Tecmundo Comparador
Imagem: Tecmundo Recomenda

Celulares 5G no Tecmundo Comparador

Dezenas de categorias, milhares de produtos e os menores preços para você garantir as melhores escolhas em suas compras! Clique e conheça o nosso comparador de preços.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.