Como criar página de autor no Google Acadêmico?

2 min de leitura
Imagem de: Como criar página de autor no Google Acadêmico?
Imagem: GettyImages

O Google Acadêmico é uma excelente forma de ajudar autores a terem seus artigos e outros trabalhos associados. Com ele, é possível criar uma página com dados e referências, além de ter todos os seus textos relacionados, junto com estatísticas de acesso e citações.

O serviço é totalmente gratuito e ajuda muito a quem trabalha no meio acadêmico. Principalmente aqueles que buscam expandir os seus conhecimentos e teorias para além da sala de aula, e buscam um reconhecimento a nível nacional com artigos de normas ABNT.

E para te ajudar nessa missão, te ensinamos a como criar uma página de autor no Google Acadêmico e usá-la? Confira!

Como criar página de autor no Google Acadêmico?

1. Acesse o site oficial do Google Acadêmico;

2. Uma vez lá, comece preenchendo o campo Nome, onde você pode inserir o seu, ou outro no qual gostaria que identificassem você;

É possível usar seu nome, ou um outro no qual reconheçam vocêÉ possível usar seu nome, ou um outro no qual reconheçam vocêFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Em seguida, em "Afiliação" preencha o seu cargo e a sua instituição;

É preciso informar qual o seu cargo e a instituição na qual você atuaÉ preciso informar qual o seu cargo e a instituição na qual você atuaFonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Depois, no campo seguinte, forneça um e-mail para que possam verificar os seus artigos;

O e-mail serve para validar seus artigos e também é uma forma para que possam entrar em contato com vocêO e-mail serve para validar seus artigos e também é uma forma para que possam entrar em contato com vocêFonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Em "Áreas de interesse", é preciso informar quais assuntos o seu artigo trata;

O campo "Áreas de interesse" também é uma forma de indexar seus artigos por palavras chavesO campo "Áreas de interesse" também é uma forma de indexar seus artigos por palavras chavesFonte:  Reprodução / TecMundo 

6. No campo "Página inicial", você pode enviar o link de um site seu. Lembrando que ele não é obrigatório;

Não é obrigatório preencher o campo "Página inicial"Não é obrigatório preencher o campo "Página inicial"Fonte:  Reprodução / TecMundo 

7. Depois de preencher os campos, clique no botão "Próxima" para prosseguir com a criação do seu perfil no Google Acadêmico;

8. Na próxima tela, o Google mostrará artigos que possuem o seu nome, ou parecidos. É possível selecionar aqueles que são realmente seus. Para isso, marque a caixa de texto antes do link, como mostra a imagem abaixo;

Você pode sinalizar apenas os artigos que pertencem a vocêVocê pode sinalizar apenas os artigos que pertencem a vocêFonte:  Reprodução / TecMundo 

9. Em seguida, clique na seta, na parte superior da tela, à direita;

Procure pela seta azul, e clique nela, para prosseguirProcure pela seta azul, e clique nela, para prosseguirFonte:  Reprodução / TecMundo 

10. Depois, o Google vai lhe perguntar quais ações você quer tomar, lembrando que você pode aplicar as atualizações automaticamente, ou enviar um e-mail para que analisem se ele realmente lhe pertence;

11. Após fazer todas as marcações, aperte no botão "Concluído";

12. Pronto, agora você terá acesso a sua página no Google Acadêmico, onde lá será possível ver todos os seus artigos relacionados, e até mesmo estatísticas sobre publicações, citações e acessos a eles.

Essa será a sua página principal no Google AcadêmicoEssa será a sua página principal no Google AcadêmicoFonte:  Reprodução / TecMundo 

Agora que você já sabe criar página de autor no Google Acadêmico, não é preciso mais ter que ficar revirando a internet para associar seus artigos manualmente.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.