Chinês é preso ao usar ChatGPT para criar notícia falsa de acidente de trem

1 min de leitura
Imagem de: Chinês é preso ao usar ChatGPT para criar notícia falsa de acidente de trem
Imagem: Getty Images/Reprodução

Um homem identificado como Hong foi detido pela polícia de Gansu, na China, por supostamente usar o ChatGPT para gerar notícias falsas e divulgá-las na internet. O suspeito publicou as notícias criadas com inteligência artificial generativa em várias contas nas redes sociais.

As autoridades emitiram um comunicado sobre a prisão de Hong no domingo (7). Ele chamou atenção do departamento de segurança cibernética do condado de Kongtong com uma notícia falsa sobre um acidente de trem.

Nas fake news criadas por Hong com inteligência artificial, havia a alegação de que nove pessoas morreram no suposto acidente, que teria ocorrido no dia 25 de abril. Ele publicou, simultaneamente, a notícia em 20 contas diferentes no Baijiahao, provedor de blogs do Baidu.

Quando as autoridades perceberam a movimentação, as notícias geradas pelo homem com o ChatGPT já somavam mais de 15 mil visualizações. A polícia rastreou a origem até a empresa de operação de mídias sociais de Hong, registrada em Shenzhen, na província de Guangdong. Dez dias depois, o computador dele foi apreendido e o homem detido.

O ChatGPT é bloqueado na China, mas as pessoas usam VPN para acessar a ferramenta.O ChatGPT é bloqueado na China, mas as pessoas usam VPN para acessar a ferramenta.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Primeira detenção do tipo

À polícia, Hong confessou ter ignorado a verificação de duplicação do blogger. Ele disse ter inserido elementos de histórias dos últimos anos acontecidas na China para produzir as diferentes versões da mesma fake news.

Essa foi a primeira detenção na China relacionada ao uso de IA, após o país regulamentar a tecnologia. Tudo que for feito, incluindo vídeos e fotos, usando a tecnologia deve ser rotulado como tal, a fim de evitar confusão dos leitores e espectadores. Em casos considerados graves, os infratores podem pegar até 10 anos de prisão, além de outras penalidades.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.