Ricardo Stuckert: o fotógrafo de Lula, chamado de 'John Wick Brasileiro'

3 min de leitura
Imagem de: Ricardo Stuckert: o fotógrafo de Lula, chamado de 'John Wick Brasileiro'
Imagem: Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Aconteceu no último domingo (1º), a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito democraticamente com quase 60 milhões de votos. Durante a celebração, inúmeros fatos chamaram a atenção: a cachorrinha Resistência subindo a rampa, o desfile no Rolls-Royce e, claro, Ricardo Stuckert. 

O fotógrafo do atual presidente da república começou a ser chamado de “John Wick Brasileiro” por quem acompanhava a formalidade. Afinal de contas, ele foi visto correndo para lá e para cá enquanto segurava câmeras, equilibrava lentes e — pasmem! — controlava um drone.

A cena em busca das melhores capturas do evento se tornou uma das mais comentadas nas redes sociais. Assim, alguns memes começaram a ser produzidos para embalar o momento. 

Mas você sabe quem é Stuckert? Explicamos um pouco sobre a vida do fotógrafo que já acompanhava Lula antes do seu 3º mandato como Presidente do Brasil. Confira!

Afinal, quem é Ricardo Stuckert?

Antes mesmo de virar meme nas redes sociais ao acompanhar freneticamente o Rolls-Royce em que Lula estava, Ricardo Stuckert já havia trabalhado como fotógrafo em Brasília. Inclusive, diretamente com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desde 2003 e, pelo visto, já voltou à ação. 

Stuckert nasceu em 1970 em uma família já ligada à fotografia. Seu bisavô fundou uma loja voltada à profissão, seu avô trabalhou no jornal O Globo e seu pai atuou em veículos como Jornal do Brasil, Revista Cruzeiro e Revista Manchete.

Ricardo se tornou, então, a quarta linhagem de fotógrafos de sua descendência. Bem como o avô, ele fez trabalhos para O Globo, sem contar a Folha de S.Paulo, IstoÉ e Veja.

Porém, foi a partir de uma reportagem sobre os indígenas Yanomani que o profissional ficou conhecido mundialmente. Além disso, assinou o documentário Democracia em Vertigem — sobre o impeachment de Dilma Rousseff.

Agora, ele volta como fotógrafo oficial do presidente Lula e, segundo a CNN, ele será o novo Secretário do Audiovisual da Secretaria Nacional de Comunicação. Ou seja, a responsabilidade será cuidar da imagem de Lula.

Ricardo Stuckert é mesmo o “John Wick Brasileiro”?

A comparação entre Ricardo e o personagem estrelado por Keanu Reeves virou meme nas redes, principalmente no Twitter. A galera ficou eufórica ao assistir o fotógrafo indo de uma lado para o outro com seus equipamentos de filmagens — pesados — em mãos. 

Para quem acha que o encontro entre essas personalidades fica só no ambiente virtual, está enganado. Stuckert e Reeves já foram clicados juntos e as semelhanças vão ainda além da bravacidade do personagem interpretado pelo ator — a aparência dos dois é bastante semelhante!

No filme, John Wick é bastante veloz e estratégico na hora de enfrentar seus inimigos. A agilidade do profissional em captar os momentos da cerimônia é o que levou a comparação — quando ele “pegou uma carona” no Rolls-Royce as analogias só foram reforçadas. 

Acho que vale todo o esforço por fotos boas, não é mesmo? Aliás, o momento pedia isso, uma vez que foi uma cerimônia com olhares mundiais. Toda captação era bem-vinda!

Veja alguns memes criados pelos usuários do Twitter:

E você, já conhecia o Ricardo Stuckert? Não temos dúvidas que ele foi um dos auges da celebração de ontem! Para mais matérias como esta, continue de olho aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.