PF derruba drones durante posse do presidente Lula; entenda

1 min de leitura
Imagem de: PF derruba drones durante posse do presidente Lula; entenda

Durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, no último domingo (1º), a Polícia Federal (PF) derrubou e apreendeu quatro drones que sobrevoavam a Esplanada dos Ministérios.

O uso dos dispositivos foi proibido durante o evento, como uma medida de segurança adotada pela PF. Só puderam sobrevoar a Esplanada dos Ministérios os drones autorizados e anteriormente cadastrados pela equipe de segurança.

Armas antidroneArmas antidrone foram utilizadas durante a cerimônia de posse do presidente Lula (Foto: Carl de Souza/AFP)

Os quatro drones derrubados não estavam devidamente cadastrados e foram detidos pelos agentes de segurança com uma arma antidrone, chamada DroneGun Tactical. Criada por uma empresa australiana, a arma tem o objetivo de forçar drones a se afastarem.

Como funciona

Na prática, a tecnologia usada pela Polícia Federal permite cortar a comunicação entre o dispositivo e a pessoa que o comanda, por meio de frequência e ondas de rádio. Assim que o drone suspeito é detectado, a arma emite um sinal que interrompe os comandos originais, garantindo que o agente de segurança "roube" o controle do dispositivo.

Atualmente, a tecnologia também é usada em presídios de São Paulo, para evitar o repasse de drogas ou outros dispositivos para detentos por meio de drones.

A equipe de segurança da Polícia Federal não revelou quantas armas com a tecnologia foram utilizadas durante a cerimônia de posse.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.