Google Docs melhora uso de blocos de código; confira

1 min de leitura
Imagem de: Google Docs melhora uso de blocos de código; confira
Imagem: Shutterstock

A tarefa de inserir códigos em documentos não costuma ser fácil, com os desenvolvedores geralmente precisando usar capturas de telas e outras gambiarras para realizá-la. Mas isso vai mudar em breve para quem utiliza o Google Docs, que anunciou na quarta-feira (14) a chegada da função blocos de código.

Com a novidade, usuários do editor de textos da Google conseguirão inserir trechos de códigos de programação no documento e exibi-los com a sua formatação correta. A ferramenta é compatível com algumas das linguagens mais populares, entre as quais Java, C/C++, JavaScript e Python, além de outras.

Para usar o recurso, é necessário digitar ou colar o código em um documento aberto no editor, selecionar o trecho e abrir o menu “Inserir”, no alto da tela. Depois, siga o caminho Blocos de Construção > Bloco de código > escolha sua linguagem de programação, selecionando a alternativa referente ao seu projeto.

A ferramenta já começou a ser liberada para os assinantes do Google Workspace.A ferramenta já começou a ser liberada para os assinantes do Google Workspace.Fonte:  Google/Divulgação 

Na sequência, o Google Docs fará a conversão para o bloco de código automaticamente, aplicando os estilos e as cores mais adequados para a formatação escolhida. Dessa forma, será possível visualizar o código com o padrão adequado, tornando a colaboração muito mais fácil.

Quando chega?

A função de inserir blocos de código no Google Docs já começou a ser liberada para as contas comerciais do Google Workspace. De acordo com a gigante de Mountain View, a novidade deve estar disponível para todos os assinantes nas próximas semanas.

É importante destacar que o recurso será lançado apenas para os usuários dos planos Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Standard e Education Plus, além das contas de organizações sem fins lucrativos.

Os demais planos comercializados e também as contas gratuitas via Gmail não terão acesso à atualização, pelo menos neste momento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.