TV aberta ou streaming? Em qual assistir finais da Copa do Mundo?

5 min de leitura
Imagem de: TV aberta ou streaming? Em qual assistir finais da Copa do Mundo?
Imagem: Unplash/reprodução

A Copa do Mundo é um dos eventos mais importantes da era moderna. Com o passar das últimas décadas, as evoluções tecnológicas vêm proporcionando melhorias intensas na forma de como consumimos conteúdo, principalmente no mundo esportivo.

Com a Copa do Mundo de 2022 no Catar, a esperança do hexa brasileiro está mais viva do que nunca. Além disso, existe a concorrência de como o público vai assistir aos jogos das seleções criou uma disputa gigantesca entre a TV aberta e a transmissão via streamings.

Neste artigo, o TecMundo lista as principais vantagens e desvantagens de cada modalidade para que você tenha a melhor experiência assistindo aos jogos finais da Copa do Mundo.

Facilidade

O futebol está no DNA do povo brasileiro e, por muito tempo, a TV aberta dominou esse mercado, revezando as partidas entre grandes emissoras como a Band TV, Rede Globo, Record e, mais recentemente, o SBT. A facilidade sempre esteve atrelada ao simples movimento de pegar o controle, digitar o número do canal no horário certo, e pronto.

Atualmente, essa facilidade ainda existe, mas como as grande Ligas vem “distribuindo” melhor a transmissão de cada competição, os jogos ficam picotados por serviços de streaming e pela TV. Com isso, é normal que o usuário fique muito mais confuso para acompanhar seu time do coração.

Dito isso, vale ressaltar que assinaturas famosas da TV a cabo, como o pacote Premiere, começaram a chegar em apps de streaming, como o Globoplay. Embora haja essa união do útil ao agradável, os valores ficam bem altos para uma parcela considerável da população. Enquanto a TV aberta acaba limitando a exibição dos jogos, os serviços de streaming oferecem esse leque de inúmeros jogos simultaneamente, mas pode ser necessário pagar.

d  Rede Globo/reprodução 

No caso da Copa do Mundo do Catar, em que transmissão na TV aberta está sendo feita pela Globo, a fase de grupos e alguns jogos do mata-mata eram exibidos em três ou quatro horários pela emissora, porém, a medida que mais partidas começaram a ser jogadas ao mesmo tempo, e a Globo só possui um canal, é impossível transmitir todas as partidas, obrigando o público a ficar ligado nos streamings.

Logo, a questão de facilidade se torna um tanto quanto ambígua. Para o público mais velho ou mais “conservador” na utilização de novas tecnologias, o streaming pode confundir bastante por questões de interface, velocidade de internet e linguagem, mas oferece mais partidas ao vivo. Já a boa e velha TV preza pela simplicidade, mas não exibe tantas partidas simultâneas em determinadas fases.

Streaming grátis

Se na TV aberta o custo é zero para assistir aos jogos do Brasil na Copa, por exemplo, qual seria o motivo para investir no streaming? A verdade é que em 2022 o brasileiro conta com duas opções muito importantes para assistir a quase todos os jogos de maneira 100% gratuita.

A primeira delas é através do YouTube/Twitch, que a grosso modo poderíamos considerar como duas redes sociais de vídeos e transmissões ao vivo, porém, também podem entrar no patamar do streaming. Nessas plataformas, o famoso streamer Casimiro Miguel está transmitindo todos os jogos da Seleção Brasileira, e pelo menos um jogo de outras seleções durante todos os dias da Copa.

s  CazéTV/reprodução 

Além de ser um dos maiores influenciadores brasileiros da atualidade, Casimiro trouxe uma equipe parruda para apresentar os jogos, como os ex-jogadores Marcelo, Juninho Pernambucano, Edmilson e Gilberto, que estarão presentes nos comentários. A narração principal fica com Luis Felipe Freitas, que não deve em nada para os narradores da TV aberta.

As lives também contam com uma equipe preparada diretamente do Catar. Os destaques ficam com os repórteres André Hernan e Isabella Pagliari; além das divertidas entrevistas com humorista e streamer Diogo Defante.

A outra opção vem diretamente da FIFA. No início deste ano, a instituição, que é a organizadora da Copa do Mundo, criou o seu próprio streaming: o FIFA+. Assim como a opção anterior, é possível assistir aos jogos da competição sem pagar nada, e sem precisar realizar um cadastro.

s  TecMundo 

É possível checar o calendário completo de diversos times e seleções, assistir jogos completos, ver melhores momentos com e sem narração, relembrar lances inesquecíveis, se informar com notícias e muito mais. O serviço é realmente muito completo e não decepciona nesse quesito.

Assim, mesmo com a facilidade da TV aberta, novas opções de streamings surgiram com custo zero e uma abordagem diferente. Casimiro se propõe a levar a Copa com mais descontração, humor, e uma pegada menos tradicionalista. Por outro lado, o FIFA+ é o serviço para os amantes de futebol que querem saber todas as informações das principais seleções. Nesse sentido, não há como negar que estamos muito bem servidos.

Atraso de imagem

Por fim, precisamos comentar sobre o atraso de imagem, ou seja, a demora na exibição de um lance diretamente do estádio até que a imagem chegue na tela do público. A modalidade que tem menos atraso, ou delay em inglês, é a TV aberta. 

Mas caso sua opção seja investir no mundo do streaming, as lives do Casimiro através da Twitch tem o menor delay de todas as transmissões feitas pela internet. O atraso na transmissão da Twitch chega a ser de apenas 9 segundos, consideravelmente menor do que no Globoplay, que tem cerca de 30 segundos.

No entanto, é bom ressaltar que caso você esteja assistindo a um jogo do Brasil pela Twitch, e todos os seus vizinhos estejam acompanhando a partida pela TV aberta, é muito provável que eles gritem gol alguns segundos antes de você. Assim, você vai tomar um "spoiler" da partida, algo que pode atrapalhar a experiência.

Qual é melhor?

Recheados de pontos positivos e negativos, as duas modalidades são opções muito viáveis para acompanhar a Copa do Mundo. Dessa forma, o mais indicado é fazer uso da TV aberta e dos streamings, de forma que um complemente o outro, garantindo maior imersão em um dos momentos mais marcantes na história do mundo esportivo.

Caso você busque por mais opções e uma cobertura que sai fora do comum, apostar no streaming pode ser uma boa alternativa. No entanto, se você se preocupa com o delay, vale a pena buscar uma antena (ou fazer uma gambiarra) para acompanhar o jogo sem atrasos pela TV aberta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.