Como assistir a Copa na TV sem antena? Gambiarra viraliza na web

2 min de leitura
Imagem de: Como assistir a Copa na TV sem antena? Gambiarra viraliza na web
Imagem: Shutterstock

A dica dada por um internauta para quem quer assistir aos jogos da Copa do Mundo na TV sem antena viralizou no Twitter, nesse domingo (20). Usando apenas um arame de amarrar saco de pão no lugar da antena, ele conseguiu ver o jogo de abertura da competição, entre Catar e Equador, captando o sinal digital da Rede Globo em sua Smart TV.

Com mais de 111 mil curtidas até o momento, o tweet ensina a usar arame como uma mini antena para TV, bastando encaixá-lo na entrada de antena geralmente localizada na traseira do televisor ou na sua lateral, dependendo do modelo. Depois disso, é necessário abrir o menu geral do aparelho e procurar pela opção de sintonia de canais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Sabe aqueles arames que vem com saco de pão? Se você desencapar, eles funcionam como antena”, ensinou o autor da postagem. Na sequência de tweets, ele compartilhou um vídeo com o resultado do improviso, mostrando que a gambiarra realmente deu certo.

O truque para assistir TV digital sem antena é uma alternativa para quem não possui antena digital interna ou externa. Com o arame no lugar dela, o usuário pode conseguir sintonizar os canais abertos disponíveis na sua região, dependendo da intensidade do sinal e de outros fatores.

Clipe de papel também funciona

Caso você não tenha um arame de saco de pão por perto, há outra opção tão simples quanto para substituir a antena convencional, como lembrou o autor do tweet viral: o clipe de papel. O método é o mesmo, ou seja, basta desdobrá-lo e encaixar a ponta na entrada de antena, tomando cuidado para não danificar o conector.

Mas para que o clipe de papel como mini antena de TV ou o arame funcionem, a TV precisa ter um conversor integrado. Se você possui um conversor digital à parte, deve usar a gambiarra no conector de antena localizado neste aparelho.

Outro detalhe importante é que a localização pode influenciar na recepção do sinal digital, como lembrado pelos internautas que comentaram na postagem. Dessa forma, quem está em “locais muito montanhosos, cheios de prédios ou longe das cidades” pode ter dificuldade para sintonizar os canais digitais gratuitos com a antena improvisada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.