Copa do Mundo: Globoplay explica delay em jogos ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: Copa do Mundo: Globoplay explica delay em jogos ao vivo
Imagem: Globoplay/Divulgação

Uma das reclamações dos usuários do Globoplay é o delay nas transmissões das partidas da Copa do Mundo no Qatar. Algo que ficou ainda bem evidente durante o jogo entre Brasil e Sérvia na última quinta-feira (24).

Em nota enviada à coluna de Ricardo Feltrin no Splash UOL, o Grupo Globo explicou a razão do atraso nas transmissões. Segundo a dona da plataforma, isso está relacionado ao protocolo usado pelo streaming e a outros fatores que não estão sob o controle dela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Muitos torcedores comemoraram com atraso os gols de Richarlison contra a Sérvia.Muitos torcedores comemoraram com atraso os gols de Richarlison contra a Sérvia.Fonte:  FIFA/Divulgação 

O Globoplay usa o protocolo IP nas transmissões de conteúdos da plataforma. Assim como outros streamings que usam a tecnologia, o serviço “está sujeito a delay em relação à transmissão por meio da TV terrestre tradicional”.

Para mais, a empresa explica que o atraso também pode estar ligado a outros fatores. Por exemplo, as condições da rede local do usuário e o tamanho de banda oferecido pela operadora de internet.

O Globoplay afirmou ter investido em tecnologias para minimizar o delay em eventos ao vivo, incluindo mudanças na estrutura e maior apoio de servidores. Assim, o serviço busca o equilíbrio entre a segurança operacional e qualidade de performance ao entregar conteúdos.

Por fim, a plataforma espera que a tecnologia 5G ajude a reduzir os atrasos nas transmissões ao vivo. Tal como, o formato de internet móvel oferece mais estabilidade com maior banda e reduz os problemas de “rebuffering” ou indisponibilidade.

Transmissões pelo YouTube também foram criticadas pelo delay.Transmissões pelo YouTube também foram criticadas pelo delay.Fonte:  YouTube/Divulgação 

Problemas de latência no streaming

Conforme o jornalista Ricardo Feltrin, quem assistir aos jogos da Copa do Mundo via streaming precisará ter paciência. Isso porque os serviços têm maior latência – tempo de resposta entre o sinal e a exibição – comparado aos outros meios.

A TV Digital e a TV a cabo ocupam os primeiros lugares no pódio de velocidade da transmissão. A TV via satélite fica com a medalha de bronze e, por fim, o streaming ocupa o quarto lugar no ranking.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.