FIFA+ na Smart TV: como usar o streaming da Copa na televisão?

3 min de leitura
Imagem de: FIFA+ na Smart TV: como usar o streaming da Copa na televisão?
Imagem: Freepik/FIFA

O serviço de streaming FIFA+ ganhou a atenção dos fãs de futebol ao trazer a transmissão de todos os jogos da Copa do Mundo de 2022, totalmente de graça no Brasil, incluindo narração e comentários. Além disso, a plataforma ainda conta com informações sobre os jogos da competição, uma agenda e melhores momentos de partidas que já aconteceram.

Atualmente, o FIFA+ está disponível em computadores, por meio do site oficial, e também em dispositivos Android e iOS, via aplicativo. Mas é possível baixar e usar o serviço de streaming grátis de futebol em Smart TVs?

Como usar o FIFA+ em televisões?

FIFA+Espelhamento de tela do celular ou PC é uma das opções para levar o FIFA+ às televisões

Infelizmente, o FIFA+ não possui aplicativo nas principais TVs disponíveis no Brasil, mas é possível contornar o problema de algumas formas. Atualmente, apenas a HiSense, que acaba de chegar ao país, conta com um app do FIFA+, deixando marcas como Samsung e LG, bem como aparelhos como Fire TV Stick e o Roku, sem uma solução oficial.

Como o FIFA+ não possui app para as Smart TVs, é necessário adotar outras técnicas para usar o serviço na Smart TV. Confira algumas soluções:

Entrar no navegador web

FIFA+FIFA+ rodando no Amazon Silk, o navegador do Fire TV Stick Lite

Para quem possui uma televisão ou dispositivo de streaming mais recente, uma possibilidade para usar o FIFA+ na Smart TV é acessar a plataforma por meio do navegador. A experiência não é tão boa quanto um aplicativo nativo e pode gerar travamentos dependendo do produto, mas é uma solução interessante para quem não possui outra opção para assistir aos jogos da Copa do Mundo.

  • Procure o aplicativo de internet da sua TV ou dispositivo de streaming, que normalmente possui o nome "Internet" ou "Navegador";
  • Abra o site do FIFA+ pesquisando o nome do serviço na barra de buscas ou acessando "www.fifa.com/fifaplus/pt", sem as aspas;
  • Clique no banner para assistir aos jogos ao vivo, clique no player azul e coloque a imagem em tela cheia.

Aqui no TecMundo, testamos a solução em uma Smart TV de 2019 da Samsung e o serviço não rodou corretamente via navegador. Por outro lado, a solução funcionou sem problemas no Fire TV Stick Lite, pelo navegador Silk, nativo do dispositivo de streaming.

Espelhamento de tela do celular ou computador

FIFA+Um dos problemas do espelhamento de tela é o possível lag na transmissão

Outra forma de utilizar o FIFA+ na Smart TV é realizando o espelhamento de tela. Se você possui um dispositivo Android, seja celular ou tablet, basta encontrar a opção de compartilhar a tela para enviar as imagens do aplicativo para a Smart TV. Caso sua televisão seja compatível, o processo deve funcionar sem problemas, basta que sua rede de internet não apresente instabilidades.

O mesmo também vale para o iPhone: caso a sua televisão seja compatível com a tecnologia AirPlay, é possível enviar a transmissão do aplicativo do FIFA+ do iOS para a Smart TV. Veja como fazer o pareamento aqui. Vale ressaltar, no entanto, que a experiência pode contar com lags na transmissão.

No Windows

Para quem utiliza um computador, as Smart TVs mais modernas, bem como outros aparelhos de streaming, também permitem espelhamento de tela via Windows. Confira abaixo:

  • Conecte o computador e a televisão na mesma rede;
  • Entre nas opções de transmissão da sua televisão, normalmente disponíveis no menu de conexão, e verifique o nome de exibição da TV;
  • No computador, pressione as teclas "Windows + K" para abrir o painel de transmissão e selecione a TV.

O TecMundo testou a solução em uma Smart TV de 2019 da Samsung com um notebook rodando o Windows 11. Mesmo em cômodos diferentes, a ferramenta conseguiu transmitir o FIFA+ do PC para a tela maior sem grandes perdas de qualidade.

Usando um cabo HDMI

FIFA+Além de ser tradicional nos notebooks, o cabo HDMI funciona em alguns celulares via adaptador

Caso as soluções sem fio não funcionem, uma solução tradicional para usar o FIFA+ na televisão é o bom e velho cabo HDMI. Neste caso, faça a conexão direta entre seu notebook ou computador com a Smart TV. Assim, você terá a garantia de imagens em alta qualidade.

Vale ressaltar que alguns smartphones e tablets Android também possuem suporte para conexão com televisões via HDMI, como alguns modelos da Samsung. No entanto, para isso funcionar, você terá que utilizar um adaptador USB para HDMI, o que coloca mais um acessório na "gambiarra".

Além disso, nem todos os smartphones possuem esse tipo de conexão, tornando as soluções sem fio mais atraentes e amplas para o grande público.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.