YouTube Shorts vai liberar até 60 segundos de músicas para vídeos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube Shorts vai liberar até 60 segundos de músicas para vídeos
Imagem: YouTube

O YouTube Shorts, modalidade da plataforma de vídeos que permite a postagem de clipes verticais de curta duração, vai ampliar as possibilidades de uso para músicas licenciadas.

Segundo a empresa, novos acordos foram fechados com gravadoras e será possível usar de 30 a 60 segundos de músicas nas postagens do Shorts, que são feitas na vertical e concorrem diretamente com o TikTok. Anteriormente, o tempo máximo de uso de uma música licenciada era de 15 segundos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por outro lado, nem todo o catálogo do YouTube será liberado: a companhia não detalhou quais artistas ou gravadoras fazem parte do novo acordo, mas já avisou que há algumas limitações. Será possível conferir qualcen música pertence a cada categoria no momento da edição do clipe, antes da publicação.

Cada música agora avisa por quanto tempo ela pode ser usada.Cada música agora avisa por quanto tempo ela pode ser usada.Fonte:  YouTube 

A ampliação do período de uso de músicas era um pedido recorrente dos criadores. Os usuários também reclamavam de vídeos desmonetizados e suspensos por tocarem uma música por tempo demais ou até acidentalmente ao fundo.

O recurso será lançado "nas próximas semanas" para o aplicativo do YouTube das plataformas Android e iOS. Além dele, a Google anunciou nos últimos meses funções de compras e programas de afiliados, um aplicativo para Smart TVs e formas de monetização para criadores populares. Até pela promoção dentro do próprio YouTube, os Shorts chegaram na metade de 2022 a uma média de 1,5 bilhão de usuários por mês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.