Spotify suspende vendas de audiolivros no app para iOS

1 min de leitura
Imagem de: Spotify suspende vendas de audiolivros no app para iOS
Imagem: Spotify/Divulgação

Após acusar a Apple de dificultar a comercialização de audiolivros por meio do aplicativo, o Spotify suspendeu a venda dos audiobooks no app para iOS. O recurso não aparece desde a atualização do software lançada ontem (27) pela gigante do streaming.

O app passou a exibir uma mensagem informando que o formato não está mais disponível depois do update, caso o usuário tente fazer compras nessa modalidade. “Gostaria de ouvir? Você não pode comprar audiolivros no aplicativo. Nós sabemos, não é o ideal”, diz o texto postado pelo serviço, sem oferecer outra alternativa para o comprador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora não haja uma explicação detalhada sobre o que levou a empresa a tomar tal decisão, é provável que a medida tenha relação com as criticadas regras da Maçã. Entre elas, estão as exigências de que as vendas ocorram somente dentro do app e utilizando o sistema de pagamentos nativo da App Store, que inclui uma comissão de 30% para a gigante de Cupertino.

Usuários não conseguem comprar audiolivros do Spotify no iOS.Usuários não conseguem comprar audiolivros do Spotify no iOS.Fonte:  The Verge/Reprodução 

Na última terça-feira (25), o Spotify divulgou um comunicado informando que a Apple rejeitou duas sugestões dadas pela companhia para contornar os problemas com as regras para a compra de audiolivros no app. No texto, o CEO do streaming, Daniel Ek, fez duras críticas à dona do iPhone, acusando-a de “sufocar a concorrência”.

Apple se pronuncia

Em relação às propostas de alterações rejeitadas, o porta-voz da Apple, Adam Dema, disse ao The Verge que as sugestões “não seguiam as diretrizes sobre incluir comunicações explícitas ao direcionar usuários fora do aplicativo para fazer compras digitais”. Após as mudanças exigidas, a atualização do app foi aprovada.

Questionado sobre os motivos de a Maçã aprovar o recurso de audiobook do Spotify, lançado em setembro, mesmo ele não estando de acordo com as regras da App Store, o representante não respondeu.

Com a suspensão da venda de audiolivros do Spotify no iOS, os usuários interessados em comprar os livros digitais precisam acessar a versão web do streaming. A aquisição também pode ser feita no app da plataforma para desktop.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.