Spotify acusa Apple de dificultar a venda de audiolivros

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Imagem: Spotify/Divulgação

O Spotify está acusando a Apple de dificultar a venda de audiolivros através dos apps. Em nota divulgada na última terça-feira (25), o serviço de streaming diz que a big tech realiza práticas “anticompetitivas” que “sufocam a concorrência”.

Em setembro deste ano, a opção de audiolivros foi lançada pela plataforma de música nos EUA. Entretanto, as regras da Apple – que cobra comissões de até 30% para compras dentro de aplicativos disponíveis na App Store e impede o direcionamento para pagamentos externos – torna o processo de compra de conteúdo bem confuso.

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Audiolivros chegaram ao Spotify em setembro.Audiolivros chegaram ao Spotify em setembro.Fonte:  Spotify/Divulgação 

Segundo o Spotify, a Apple rejeitou três vezes o formato de venda proposto pelo serviço de streaming por ir contra as políticas da App Store. Então, a empresa cita que a big tech muda as “regras arbitrariamente, tornando-as impossíveis de interpretar”.

Para não infringir as normas, a plataforma esconde os preços dos audiolivros e não oferece a opção de compra diretamente pelo app. Ao selecionar o material desejado, o usuário recebe um e-mail com um link externo para a aquisição do livro.

O Spotify diz que essa solução dificulta a comparação de preços, visto que os valores são apenas revelados no e-mail. Tal como, a política da App Store prejudica autores e editores que “se encontram sob o controle da Apple”.

CEO do Spotify diz que Apple muda as regras da App Store para prejudicar concorrentes.CEO do Spotify diz que Apple muda as regras da App Store para prejudicar concorrentes.Fonte:  Thibault Penin/Unsplash 

Ações para prejudicar concorrentes

Daniel Ek, CEO do Spotify, criticou severamente as regras da Apple. Segundo o executivo, a Maçã abusa da ausência de regulação dos governos em mercados em que atua.

“Com o lançamento de nossos audiobooks, a Apple provou mais uma vez o quão está abertamente disposta a mudar as regras da App Store constantemente para prejudicar os concorrentes”, disse Ek.

Indiretamente, o CEO do Spotify fez referência ao Apple Books. Para ele, ao impor o “imposto Apple” de 30% sobre as compras através da App Store, a Maçã evidentemente dificulta a competição entre os serviços de audiolivros.

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