Spotify: geração Z ouve duas vezes mais podcasts que as demais

1 min de leitura
Imagem de: Spotify: geração Z ouve duas vezes mais podcasts que as demais
Imagem: Unsplash

A geração Z é a que mais ouve podcasts no Spotify, chegando a escutar o dobro de conteúdos em comparação com as demais faixas etárias. O dado está no relatório “Fan Study para Podcast”, que aborda os comportamentos dos usuários da plataforma, divulgado nesta sexta-feira (21).

Nascidos entre o fim dos anos 1990 e 2010, os integrantes desta geração consomem o formato de maneira acelerada, superando com folga as outras faixas etárias. “Isso significa que os 'Genzers', além de curiosos, estão sempre em busca de seu próximo podcast favorito”, relatou a plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O estudo traz ainda outros dados curiosos, como o alcance internacional dos programas nesse formato. De acordo com o levantamento, mesmo os podcasts pequenos, com média de 30 ouvintes, chegam a ter fãs em até cinco países diferentes, devido à disponibilidade global do streaming.

Os podcasts são um grande sucesso entre os jovens.Os podcasts são um grande sucesso entre os jovens.Fonte:  Shutterstock 

A pesquisa revelou também a fidelidade do público, com os fãs que seguem seus criadores preferidos ouvindo quatro vezes mais os conteúdos lançados por eles. Já em relação ao tempo para ganhar mais ouvintes, o Spotify disse que a maior tração de usuários pode demorar até quatro meses para acontecer.

Comédia é o estilo mais popular

Qual é o gênero mais popular entre os ouvintes de podcasts no Spotify? Conforme o relatório, comédia é o estilo preferido globalmente, mas isso muda a cada região — as trilhas de ficção são as mais ouvidas na América Latina, enquanto as de tema familiar são populares na América do Norte e as de religião e espiritualidade fazem sucesso na Ásia-Pacífico.

No entanto, os fãs costumam ouvir mais de um gênero ao mesmo tempo, como os que preferem os programas relacionados à arte, mas que também escutam comédia (31% deles têm essa característica). Por outro lado, os ouvintes de podcasts de true crime e tecnologia apresentam a melhor taxa de conclusão, escutando o programa do início ao fim.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.