Shutterstock remove imagens geradas por inteligência artificial

1 min de leitura
Imagem de: Shutterstock remove imagens geradas por inteligência artificial
Imagem: Reprodução

As ferramentas Midjourney e DALL-E se tornaram um assunto controverso nos últimos meses, principalmente após uma arte digital produzida por inteligência artificial ganhar uma categoria do concurso de artes do evento Colorado State Fair, nos Estados Unidos. Aparentemente, algumas pessoas estão usando a ferramenta para vender as artes em sites como o Shutterstock e Getty Images, mas muitas imagens já estão sendo removidas.

De acordo com informações da revista Vice, até o último domingo (19), as pesquisas sobre Midjourney no Shutterstock apresentavam imagens com a estética digital criada pela ferramenta de inteligente artificial. Contudo, na segunda-feira (20), os resultados da mesma pesquisa mostraram consideravelmente menos imagens produzidas pelo Midjourney.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, as informações também sugerem que algumas imagens marcadas como "gerado por inteligência artificial" permanecem no site. Ou seja, pode ser que eles estejam apagando as artes que mencionam o Midjourney.

Imagem gerada por IA no Shutterstock; muitos artistas afirmam que a ferramenta prejudica o trabalho de milhares de ilustradores, fotógrafos e outros criadores.Imagem gerada por IA no Shutterstock; muitos artistas afirmam que a ferramenta prejudica o trabalho de milhares de ilustradores, fotógrafos e outros criadores.Fonte:  Reprodução 

Arte de IA

De qualquer forma, o Shuttestock e o Getty Images não possuem regras que proíbem a venda de imagens geradas por IA — então, aparentemente, não existe nenhuma restrição para os usuários continuarem vendendo suas artes. Até o momento, nenhuma das empresas se pronunciou sobre a remoção dos conteúdos.

Um dos problemas que essas artes geram é que as inteligências artificiais usam fotos de bancos de dados, como o Shutterstock, para produzir as imagens, mas não dão crédito aos artistas originais. De qualquer forma, o assunto ainda está fervilhando na internet e, provavelmente, continuará sendo debatido pelos próximos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.