Conheça Neeva, o buscador de ex-Google que não rastreia usuário

1 min de leitura
Imagem de: Conheça Neeva, o buscador de ex-Google que não rastreia usuário
Imagem: Neeva

Após 16 anos trabalhando no Google, onde comandou o setor de anúncios, Sridhar Ramaswamy criou um mecanismo de buscas sem rastreador e sem propagandas, o Neeva. A ferramenta foi lançada na última quinta-feira (6) no Reino Unido, França e Alemanha. Nos Estados Unidos, onde existe desde o ano passado, já tem 600 mil usuários.

Ramaswamy destacou, em entrevista à BBC News, que o setor de tecnologia se tornou um "explorador" de dados das pessoas, motivo que o levou a não querer mais fazer parte. Ele conseguiu investimento de US$ 77,5 milhões para o Neeva.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mecanismo oferece pesquisa gratuita e tem recursos como serviço de rede privada virtual (VPN) e acesso a gerenciador de senhas, esses disponibilizados por assinatura. Para usar o Neeva, é preciso criar uma conta, caso queira assinar no futuro.

O Neeva promete buscas reais, sem anúncios.O Neeva promete buscas reais, sem anúncios.Fonte:  Neeva 


"Sentimos que os mecanismos de busca tradicionais se tornaram publicidade e anunciantes - e não realmente servir aos usuários. O Google tem uma posição dominante no mercado - e o incentivo para eles realmente inovarem, para realmente criarem experiências disruptivas, não existe", disse o criador do Neeva.

Rivalizando com o Google

Os rastreadores usados no mecanismo de buscas do Google compartilham informações dos usuários sobre suas atividades online. Eles são usados, principalmente, para direcionar anúncios.

A extensão do Neeva no navegador Google Chrome mostra uma lista dos rastreadores instalados nas páginas visitadas. A maioria dos sites tem ao menos um pertencente ao Google.

Apesar de a novidade ser interessante, dificilmente vai superar o Google, do mesmo modo que Bing e Duckduckgo, que também promete privacidade, não conseguiram até hoje.

"É uma espécie de história de David e Golias. O Google tem muitos usuários, tem muita receita. O objetivo final é oferecer uma alternativa para a base de consumidores que está preocupada com sua privacidade, que não quer que o Google vasculhe seus dados e segmente anúncios com base em seu histórico de buscas”, analisou Steph Liu, analista da Forrester especializada em privacidade e busca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.