YouTube mostrará histórias de pacientes em pesquisas sobre saúde

1 min de leitura
Imagem de: YouTube mostrará histórias de pacientes em pesquisas sobre saúde
Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

Após observar que os usuários buscam vídeos para entender coisas complexas de maneira digerível, o YouTube anunciou, nesta quarta-feira (28), que terá uma seção chamada "Personal Stories", ou Histórias Pessoais", em português. O conteúdo será entregue em buscas relacionadas à saúde.

Segundo a plataforma, quando as pessoas buscam vídeos sobre doenças, o conteúdo produzido por alguém diagnosticado com a condição será exibido. Isso porque o YouTube percebeu que os usuários tendem a realizar tais buscas para compreender melhor doenças complicadas e biologia humana.

O aplicativo de vídeos do Google destacou como pesquisas questões focadas no ser humano. Algumas das buscas são “Como eu vivo com isso?”; “Como outras pessoas conviviam com isso?”; “Alguma vez melhorou?”;” Como eu apoio meu ente querido com isso?”.

O YouTube vai mostrar histórias de pessoas que enfrentaram as doenças pesquisadas.O YouTube vai mostrar histórias de pessoas que enfrentaram as doenças pesquisadas.Fonte:  Anna Shvets/Pexels 

“Para se qualificar para a estante, os vídeos devem se concentrar principalmente em uma experiência pessoal e autêntica que seja relevante para uma condição específica de saúde física ou mental", disse a empresa, em postagem no blog. Conteúdo de natureza promocional não é elegível para o recurso.

O YouTube acredita que os usuários querem relatos em primeira mão de pessoas com experiência anterior. Assim, no lançamento, o Personal Stories vai mostrar vídeos principalmente relacionados ao câncer e saúde mental, como ansiedade e depressão.

Inicialmente, o recurso estará disponível nos Estados Unidos. Depois, outros países vão recebê-lo. Vale ressaltar que a nova função não é destinada a obtenção de aconselhamento médico.

Pandemia da Covid-19

O YouTube foi duramente criticado por desinformação relacionada à saúde durante a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020. Mais de 80 verificadores de fatos do mundo inteiro escreveram à plataforma cobrando ações mais rígidas, no começo de 2022. A plataforma precisará ficar atenta na nova seção de "Histórias Pessoais", necessitando de uma rígida moderação de conteúdo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.