Internet 5G chega ao Rio de Janeiro na segunda-feira (22)

1 min de leitura
Imagem de: Internet 5G chega ao Rio de Janeiro na segunda-feira (22)
Imagem: ASSY/Pixabay

Depois de Curitiba, Goiânia e Salvador, que implantaram o 5G na terça-feira (16), chegou a vez do Rio de Janeiro, que deverá receber a tecnologia na segunda-feira (22), após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberar a frequência de 3,5 GHz. Até o dia 29 de agosto, Florianópolis, Palmas e Vitória também passarão a fazer parte do "clube do 5G".

O Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) se reúne nesta quinta-feira (18), às 11h, para definir os próximos passos da implantação do padrão de tecnologia de quinta geração nos demais estados brasileiros. O presidente do grupo, Moisés Moreira, pretende solicitar autorização da diretoria da Anatel, para ter autonomia em possíveis adiamentos.

A ideia é que o conselheiro e vice-presidente Anatel possa conceder aval para adiamentos de até dois meses para as capitais com possíveis atrasos.

Onde o 5G já está implantado no Brasil?

Fonte: Anatel/Reprodução.Fonte: Anatel/Reprodução.Fonte:  Anatel 

Embora o Rio de Janeiro estivesse no grupo que recebeu o 5G na terça-feira, a cidade foi retirada, segundo a Folha de S. Paulo, depois que um relatório da área técnica da Anatel reportou a necessidade de instalação de filtros para evitar interferências. Os procedimentos não puderam ser realizados antes da reunião do Gaispi na sexta-feira (12).

Além das três capitais já citadas, o país conta com outras oito onde a tecnologia já se encontra funcionando. A primeira foi Brasília, no dia 6 de junho, seguida por Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.

Em Curitiba, a TIM garante estar oferecendo cobertura a todos os 75 bairros da cidade, enquanto a Vivo cobre 13 bairros e a Claro, 6. Em Salvador, a cobertura da TIM chega a 77 bairros, a da Claro a 15 e a da Vivo a 16.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.