Happn ou Tinder: vantagens e desvantagens de cada app de encontros

4 min de leitura
Imagem de: Happn ou Tinder: vantagens e desvantagens de cada app de encontros
Imagem: GettyImages

A pandemia e a necessidade de distanciamento social fizeram com que muita gente que nunca tinha pensado em criar um perfil em um aplicativo de relacionamento  decidisse fazê-lo.

O Happn e o Tinder são as principais opções para os usuários, sabia? Porém, ao escolher qual plataforma usar, é necessário levar em consideração seus objetivos e as diferenças cruciais entre elas.

Enquanto no Tinder você define o raio dentro de uma localidade, a idade e o gênero de quem quer interagir, o Happn leva em consideração a geolocalização. Isso significa que você terá oportunidade de interagir com perfis com os quais tenha efetivamente cruzado.

Todavia, as diferenças são ainda mais profundas, e são exatamente esses detalhes que você verá pela frente. Gostou? Então continue a leitura!

Quais as diferenças entre o Happn e o Tinder?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

Como citamos anteriormente, as diferenças entre os dois apps de relacionamento existem e vão além da questão geográfica. Existe as diferenças de interface gráfica – é claro!

Enquanto no Happn você rola a tela para cima, no Tinder você passa as fotos do usuário que está visualizando para o lado, sem contar na versão web.

Outras divergências são: na plataforma azul você arranja um crush, mas precisa ter cruzado com o perfil dele na rua. Além do mais, é possível enviar um "Oi" antes de rolar match e encontrar o seu novo amor por meio do CrushTime, que permite adivinhar quem curtiu seu perfil a cada 24h.

Na plataforma rosa, o match é feito por meio do raio de distância definido nas configurações. Os perfis em destaque estão disponíveis apenas por 24 horas, mas o modo explorar aumenta as chances de achar aquele romance que tem a sua vibe.

Quais as vantagens e desvantagens do Happn?

(Fonte: Happn/Divulgação)(Fonte: Happn/Divulgação)Fonte:  Happn 

O aplicativo criado na França em 2014 é, hoje, um dos principais concorrentes do Tinder. Foi um longo esforço para que se tornasse popular no Brasil, onde o líder do mercado já estava estabelecido. Quer saber os pontos positivos e negativos do app? Veja:

Vantagens

  • Geolocalização: é interessante a possibilidade de interagir com alguém que frequente os mesmos ambientes que você. Ainda por cima, basta que tenham se cruzado uma única vez para que haja a possibilidade do crush;
  • Voz: em seu perfil no aplicativo é possível deixar uma mensagem de voz, falando qualquer coisa, para que seu eventual crush te ouça antes mesmo dos perfis se conectarem;
  • Chamadas de áudio e vídeo: gostou de alguém, mas ainda não se sente seguro para trocar números de telefone ou um encontro ao vivo? Você pode realizar uma chamada de áudio ou de vídeo com um crush.

Desvantagens

  • Rigidez da geolocalização: o aplicativo segue te mostrando perfis com os quais você cruzou, mesmo que tenha sido por acaso – como em caso de viagens. Para o usuário em que a distância é um empecilho, a possibilidade de gostar de alguém que mora longe é um problema;
  • Interface menos intuitiva: quem se acostumou com o Tinder vai penar um pouco com o Happn, já que a interface dele é menos intuitiva;
  • Menos usuários ativos: é uma reclamação constante dos usuários que muitos perfis são pouco ativos, índice superior ao do principal concorrente, o que torna o número de crushs baixo.

Quais as vantagens e desvantagens do Tinder?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

Sinônimo de aplicativo de relacionamento, o Tinder é dois anos mais antigo que o Happn. Sim, isso significa que a plataforma completa uma década este ano, especificamente em setembro.

A marca passou a fazer parte do imaginário coletivo com termos emprestados de sua interface. Confira os pontos positivos e negativos do app:

Vantagens

  • Maior número de usuários ativos: quase todo solteiro já passou pela plataforma. Isso significa que, em tese, você terá um número maior de eventuais matches a serem dados;
  • Interface intuitiva: gostou, joga para direita; não gostou, passa para a esquerda; amou, joga pra cima e dá Superlike. Mais simples que isso só se alguém fizer por você;
  • Maior possibilidades de uso: celular, tablet e a versão web, esteja onde estiver basta abrir o app e deslizar para a direita e para a esquerda.

Desvantagens

  • Muita gente, muito fake: como o Tinder é mais utilizado do que o Happn, o número de perfis falsos também é maior, sem contar os perfis "abandonados";
  • Menor personalização: diferente do seu concorrente, oferece poucas opções de filtros prévios – filhos, tabagismo, etc – e as tags são muito genéricas;
  • Poucos recursos grátis: durante um bom tempo, ofereceu mais recursos que seu principal concorrente. Atualmente, nem mesmo Superlike gratuito a plataforma oferece.

Afinal, Happn ou Tinder?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Essa é uma resposta de caráter muito particular, porque requer que você saiba quais são os seus objetivos. Manter um perfil na plataforma francesa para um usuário que viaje muito pode criar uma sensação de frustração - muita gente não gosta de um crush que não viva na mesma cidade. Já na plataforma americana, o risco de fakes é muito maior.

Como ambos aplicativos são gratuitos, o mais indicado é que você crie um perfil nos dois e teste de acordo com sua rotina e disponibilidade de tempo. Você notará que essa prática é bastante comum.

A partir de sua relação com as plataformas, pode optar pela que melhor ofereça mecanismos para você encontrar seu futuro amor - ou uma amizade, porque a gente não se relaciona com inimigo, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo e fique por dentro dessa e outras notícias sobre tecnologia, ciência e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.