iPhone consegue usar 5G no Brasil? Veja modelos compatíveis

2 min de leitura
Imagem de: iPhone consegue usar 5G no Brasil? Veja modelos compatíveis
Imagem: Shutterstock

A linha de celulares iPhone é conhecida no segmento de smartphones premium, mas nem todos os aparelhos da marca funcionam com a nova tendência do momento, o 5G. Além de dispositivos mais antigos da linha não funcionarem com o padrão, ainda existem limitações relacionadas ao 5G SA, a versão “pura” da tecnologia.

Ainda assim, usuários de aparelhos mais recentes da marca que moram em regiões com cobertura do 5G já podem usar a versão NSA da internet móvel, que garante altos índices de velocidade. Confira, abaixo, mais detalhes sobre a disponibilidade da tecnologia nos celulares da Apple no Brasil.

Quais celulares da Apple são compatíveis com 5G?

Atualmente, a Apple conta com 9 celulares homologados pela Anatel com suporte para 5G no Brasil. Indo desde o iPhone SE (2022) até o potente iPhone 13 Pro Max, a linha deve receber ainda neste ano os aparelhos da futura série iPhone 14.

No entanto, modelos como a segunda geração do iPhone SE, o popular iPhone XR e o iPhone 11 não funcionam com a novidade, nem mesmo com o 5G DSS. Veja abaixo a relação de iPhones que funcionam com 5G no nosso país atualmente:

  • iPhone SE (2022)

  • iPhone 12 mini

  • iPhone 12

  • iPhone 12 Pro

  • iPhone 12 Pro Max

  • iPhone 13 mini

  • iPhone 13

  • iPhone 13 Pro

  • iPhone 13 Pro Max

Como usar 5G no iPhone?

Além de contar com um iPhone compatível, é necessário estar em uma área com cobertura de 5G para conseguir usufruir da novidade no Brasil. Alguns mapas interativos permitem visualizar as regiões que possuem cobertura nas capitais que já estão recebendo a novidade.

Se você cumpre os pré-requisitos, basta conferir se sua operadora já disponibiliza o 5G em algum plano! Os iPhones que suportam a novidade podem utilizar o 5G DSS, já disponível desde 2020 no país, e também o 5G NSA, que garante velocidades na casa dos gigabits por segundo, mas ainda não é o 5G puro.

Por que o iPhone não possui 5G puro no Brasil?

Atualmente, o 5G SA (standalone) ainda não funciona nos iPhones compatíveis com a tecnologia no Brasil. Esta versão, além de garantir alta velocidade, também suporta baixa latência, garantindo uma comunicação mais rápida durante a conexão.

O motivo para a ausência de suporte é a própria Apple: a empresa não habilitou a novidade no país. Segundo as operadoras, o 5G puro vai funcionar nos aparelhos da marca assim que a companhia liberar o uso em território brasileiro, algo que deve ocorrer com uma atualização no iOS.

Recentemente, o ministro foi em busca de respostas na sede da Apple para a liberação do 5G de verdade nos iPhones vendidos no Brasil. É importante ressaltar, no entanto, que o 5G SA utiliza a infraestrutura completa da nova conexão e, por causa disso, a disponibilidade ainda é limitada, até mesmo para aparelhos Android — em alguns casos, é necessário realizar a troca de chip para usar a solução com todo o seu potencial.

Imagem: Smartphone Apple iPhone 12 Mini, 128GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Apple iPhone 12 Mini, 128GB

O iPhone 12 Mini acomoda grandes recursos com as mesmas funcionalidades do iPhone 12 em um design compacto de 5,4 polegadas.

Imagem: Smartphone Apple iPhone 14 Pro Max, 128GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Apple iPhone 14 Pro Max, 128GB

O iPhone 14 Pro Max possui câmera grande-angular de 48MP, tela de 6,7", conectividade 5G e filma em 4K a 24 cps. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.