YouTube Shorts: veja o passo a passo de como criar vídeos curtos

3 min de leitura
Imagem de: YouTube Shorts: veja o passo a passo de como criar vídeos curtos
Imagem: YouTube

O YouTube Shorts é uma funcionalidade do YouTube que permite a criação e o compartilhamento de vídeos curtos na plataforma. Criada após o grande sucesso do TikTok, a função é uma resposta do Google às mudanças nas formas de criação e divulgação de conteúdos nos últimos anos.

No intuito de ajudar os leitores a utilizar a ferramenta, trouxemos um passo a passo de como criar vídeos curtos no YouTube Shorts. Confira abaixo!

Como criar vídeos curtos no YouTube Shorts pelo celular?

1. Abra o aplicativo do YouTube e certifique-se de estar logado em sua conta do Google.

2. Clique no sinal de "+", localizado na parte inferior da tela.

3. Selecione "Criar um Short" se desejar gravar o vídeo diretamente da própria plataforma. No entanto, caso você já possua o conteúdo pronto, escolha a opção "Enviar um Short" para selecionar o vídeo em sua galeria. Em seguida, se dirija para o tópico 6 deste tutorial.

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

4. Pressione o botão vermelho, localizado no meio da tela, para começar a gravar o seu vídeo.

5. Adicione filtros e efeitos especiais ao vídeo criado. Eles estão disponíveis na barra de ferramentas do app, no lado direito da página.

6. Uma vez que o vídeo estiver pronto, corrija o áudio, texto e eventuais problemas que surgirem.

7. Selecione "Próxima" para definir algumas informações do Short, como título e público.

8. Por fim, clique em "Enviar Short" para postar o seu conteúdo.

Como criar vídeos curtos no YouTube Shorts pelo computador?

1. Acesse o site do YouTube e certifique-se de estar logado em sua conta do Google.

2. Pressione o ícone de câmera, ao lado direito da tela, e depois escolha "Enviar vídeo".

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

3. Você será direcionado(a) ao Studio do YouTube. Uma vez que estiver nessa página, clique em "Selecionar arquivos" para subir o vídeo desejado. Vale a pena lembrar que para se enquadrar no Shorts, é preciso que o conteúdo tenha no máximo 60 segundos, além de possuir um enquadramento vertical.

4. Na próxima página, defina o título e descrição do vídeo. Atualmente, por não possuir uma ferramenta exclusiva para a postagem de Shorts pelo computador, o YouTube recomenda adicionar a hashtag #Shorts em um desses dois campos, ajudando o sistema a reconhecer o tipo de conteúdo.

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

5. Selecione "Próximo" para confirmar as informações e depois faça o envio do vídeo.

YouTube Shorts: dicas para gravar seus vídeos para a plataforma

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Produzir conteúdo para o YouTube Shorts pode parecer uma tarefa intimidadora para algumas pessoas, uma vez que atualmente existem grandes influenciadores criando vídeos sobre os mais diversos tipos de temas. Todavia, algumas dicas podem ajudar nessa tarefa, aumentando ainda mais as chances de você conseguir alavancar os seus Shorts.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é o tipo de conteúdo que deseja produzir. É preciso se perguntar sobre o que você deseja mostrar aos espectadores. Algumas questões que podem ser levantadas são: Quero produzir conteúdos educativos ou de entretenimento? Qual público pretendo atingir? O que desejo que o meu público sinta ao assistir os meus vídeos?

Após definir esta etapa, é interessante assistir ao conteúdo de outras pessoas para saber o que está sendo produzido, conseguindo identificar o que você pode fazer de diferente para deixar os seus vídeos ainda mais autênticos.

Em seguida, é preciso estar atento aos equipamentos que serão utilizados durante a gravação, eles devem fornecer qualidade de imagem e de som. O ambiente também possui um peso importante nesse momento, visto que lugares com boa iluminação e de baixo ruído contribuem para a qualidade final. Se você desejar saber mais sobre o processo de gravação de vídeos, recomendamos ler nossa matéria sobre o tema clicando aqui.

Por fim, após a fase de produção, você deve divulgar seu conteúdo na plataforma, compartilhando com amigos e familiares e incentivando-os a enviarem para outras pessoas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.