Como fazer um vídeo para o YouTube sem complicações?

6 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como fazer um vídeo para o YouTube sem complicações?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Seja para compartilhar momentos especiais, seja como fonte de renda, cada vez mais pessoas se interessam em produzir conteúdo para a internet; porém, muita gente acaba encontrando uma dúvida que as impede de começar: como fazer vídeos para o YouTube?

Ainda que existam vários tutoriais ensinando a colocar “a mão na massa” e produzir esse tipo de conteúdo, nem sempre isso parece simples. A boa notícia é que tem como fazer vídeos para o YouTube sem complicações — desde que você conheça as melhores práticas e ferramentas.

As principais dificuldades na hora de criar conteúdo

Antes de falar sobre ferramentas ou dicas, é importante ter em mente que sentir dificuldade para criar um conteúdo é mais comum do que você imagina. Milhares de pessoas gostariam de produzir algo para a internet, mas não sabem exatamente por onde começar. Isso é normal e tem solução.

Imagem FreepikImagem Freepik

São várias as dificuldades relatadas. Muita gente consegue ter uma série de ideias que vão do roteiro à pós-produção, mas não consegue organizá-las e transformá-las em ações práticas.

Para outras, a dificuldade está em não saber como colocar boas referências em um único projeto. É como se a criatividade fosse tanta que falta espaço para expressar tudo em um vídeo. Além disso, existem indivíduos que não conseguem se adaptar a editores de vídeo. Saber como editar um conteúdo para postar no YouTube se torna um verdadeiro pesadelo quando existem softwares cheios de atalhos e ferramentas confusas.

Por fim, há também quem tenha vontade de compartilhar a tela do computador, com um tutorial ou um gameplay, mas não sabe quais são os melhores programas para isso. Deu para perceber o quanto criar um vídeo para o YouTube pode parecer complexo? Então, para tornar tudo mais simples, algumas soluções para esses problemas são bem-vindas.

A solução para esses problemas passo a passo

Não tem mistério: para fazer um vídeo destinado ao YouTube, você precisa ter uma ideia e um roteiro, gravar, editar e fazer a pós-produção. Porém, cada uma dessas etapas fica mais simples quando são detalhadas em pequenas atividades. E, para deixar tudo ainda mais acessível, alguns softwares podem auxiliar.

A seguir, você vai encontrar um pequeno guia de como fazer um vídeo para o YouTube em quatro passos, com dicas práticas e programas que podem ser bem úteis. Confira!

1. Estruture as ideias

Para começar a fazer vídeos para o YouTube, é preciso organização. Afinal, são várias as etapas envolvidas, e ter uma visão geral de tudo o que precisa ser feito vai ajudar a passar por cada fase com tranquilidade. Nesse sentido, uma ferramenta que pode auxiliar é o Mapa Mental, recurso utilizado por empresas e estudantes para apresentar uma série de ideias de modo visual.

Imagem Freepik | EdrawMindImagem Freepik | EdrawMind

No entanto, é possível fazer um mapa mental manualmente, no qual você coloca sua ideia principal no centro de uma folha de papel e “puxa” flechas para as relacionadas, escrevendo item por item.

Outra ideia é contar com programas especializados no assunto, como o EdrawMind. Nele, você faz um mapa mental com mais praticidade, já que tudo acontece em poucos cliques.

Esse recurso é útil tanto para quem está cheio de ideias quanto para quem não tem nenhuma. Afinal, com uma visão mais geral do projeto, você tem mais chances de criar algo do jeito que deseja.

No mapa mental, lembre-se de inserir tudo o que é preciso para produzir um vídeo. Assim, você pode começar com a ideia no centro e elencar outras atividades oriundas dela, como pensar no roteiro, escolher um local para gravar, manter as baterias carregadas e conferir a iluminação.

Dessa forma, mesmo vídeos mais simples podem ser beneficiados por essa estruturação de ideias. Afinal, tem algo pior do que descobrir que esqueceu algo somente no momento da gravação?

2. Enriqueça o projeto

Sabe quando você encontra um meme na internet que chama a atenção ou o trecho de um vídeo que exemplifica o que você quer falar? Ou mesmo uma música que você gostaria de ouvir novamente?

Pois é, tudo isso são elementos capazes de enriquecer um projeto, deixando-o mais atrativo. Entretanto, enquanto você está gravando ou editando um vídeo, nem sempre é simples encontrar a cena ou a música “perfeita”. A dica é manter um banco de materiais que podem deixar o projeto melhor; portanto, salve os itens que despertam a sua atenção quando você os encontrar — de GIFs a imagens, esse processo é bem simples.

Nesse sentido, para vídeos ou músicas do YouTube, você vai precisar fazer o download com o auxílio de uma ferramenta. Uma indicação com ótimo índice de aprovação é o Wondershare UniConverter. Trata-se de um programa que faz o download de absolutamente tudo o que você encontra online.

Imagem Freepik | UniconverterImagem Freepik | Uniconverte

Além de fazer o download, o UniConverter converte vídeos, ou seja, caso você tenha um vídeo em formato MOV, mas precisa dele em MP4, pode usar o programa para fazer essa conversão em poucos minutos.

3. Dedique-se à edição

Quando se trata de produção de vídeos, tão importante quanto a ideia original e o roteiro é a edição.

Para quem já tem alguma experiência com o assunto, editar vídeos para o YouTube parece bastante simples, porém é nessa etapa que milhares de pessoas que estão entrando nesse universo acabam “parando”. Afinal, é muito comum encontrar programas de edição em dois extremos: cheios de recursos, mas muito complexos de usar, ou simples de utilizar, mas que não permitem criar um projeto atrativo.

Uma sugestão é procurar um programa de edição de vídeo adequado a todos os níveis de usuários e de alta qualidade, e um bom exemplo é o software Filmora.

Imagem Pexels | FilmoraImagem Pexels | Filmora

O Filmora é uma ótima opção de editor de vídeo porque, além de ser muito fácil e intuitivo, conta com dezenas de recursos para deixar qualquer produção mais interessante. Nele, é possível fazer cenas com chromakey, trabalhar com animações, alterar as cores de um filme, inserir imagens, stickers, GIFs e afins.

Você também pode aproveitar o banco de vinhetas e músicas livres de direitos autorais do Filmora, itens essenciais para quem quer fazer um vídeo para o YouTube que realmente chame a atenção, sem grandes complicações. Não é à toa que esse é considerado um dos melhores editores de vídeo da atualidade.

4. Coloque detalhes adicionais

Depois de passar por tudo isso, certamente você já adquiriu experiência e sabe como fazer vídeos para o YouTube. Mas que tal colocar detalhes adicionais em seu projeto? Por exemplo, você pode usar um gravador de tela para demonstrar algo no computador e gerar um conteúdo, adicionando a filmagem ao projeto.

Essa ideia é especialmente interessante para quem pretende fazer tutoriais ou compartilhar trechos de conteúdos feitos em outras redes. Uma live transmitida pelo Instagram ou pela Twitch pode facilmente se transformar em um recorte especial dentro de um vídeo.

Imagem Freepik | DemoCreatorImagem Freepik | DemoCreator

Outro público que se beneficia de programas de gravação de tela, como o DemoCreator ou mesmo o Filmora, é o gamer, que pode captar o que faz em um jogo e transformar no chamado gameplay.

O DemoCreator também permite outros tipos de gravação, como a de áudio, e ainda possibilita a correção de falhas no que você falou em vídeo ou mesmo em uma narração sobre imagens.

Para saber quais são os detalhes que você pode inserir no projeto, é interessante revisar a produção antes de exportá-la. Vá anotando tudo o que pode ser corrigido e efetue as mudanças com as ferramentas que você tem em mãos.

Vídeos de qualidade e sem complicações

É claro que essas são somente algumas sugestões, pois desenvolver um vídeo é uma atividade criativa e aberta, ou seja, há espaço para que você adapte os processos como preferir.

Experimente os programas, siga as dicas e desenvolva uma base. Assim, você vai conseguir evoluir suas habilidades, deixando seus vídeos com qualidade cada vez maior — e o melhor: tudo sem complicações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.