Navegador Tor ganha função para evitar bloqueios da internet

1 min de leitura
Imagem de: Navegador Tor ganha função para evitar bloqueios da internet
Imagem: Tor/Divulgação

O navegador Tor ganhou, na última quinta-feira (14), uma nova versão. De acordo com os desenvolvedores, o software foi aprimorado em relação à atualização anterior, ganhando ferramentas para aumentar a privacidade na navegação e possibilitar o uso da internet em regiões “fortemente censuradas”.

Uma das principais novidades do Tor Browser 11.5, a detecção e evasão automática de censura se dá por meio da função Connection Assist, que mantém uma lista atualizada de configurações de rede específicas de vários países. Ao verificar a localização do usuário (com o seu consentimento), ela ativa a melhor opção para aquele caso, permitindo o acesso à web.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a ferramenta chega em sua primeira versão estável e inicialmente sujeita a algumas instabilidades. Os problemas podem acontecer principalmente em países como Rússia, China, Turcomenistão e Bielorússia, onde a rede Tor costuma sofrer com bloqueios na internet.

As melhorias já estão disponíveis para todos os usuários do Tor no PC.As melhorias já estão disponíveis para todos os usuários do Tor no PC.Fonte:  Tor/Divulgação 

Também vale destacar, na nova versão do navegador Tor, a mudança na interface de configuração de conexão. Se o usuário preferir configurar a rede por conta própria, em vez de optar pelo modo automático, verá um painel redesenhado para facilitar o trabalho, contando até mesmo com emojis para identificar as pontes salvas.

HTTPS ativado por padrão

Há ainda outras novidades no Tor Browser 11.5, como a ativação por padrão do modo somente HTTPS no desktop. A medida, que será lançada futuramente na versão para Android, melhora a proteção contra ataques cibernéticos, tornando a navegação ainda mais segura.

A atualização também chega com melhorias no suporte a fontes, reduzindo os problemas de renderização de caracteres em determinados idiomas, que agora passam a ser suportados pelo navegador. Os pacotes adicionados não deixaram o arquivo de instalação mais pesado, conforme os desenvolvedores.

O download da nova versão do navegador Tor está disponível na página oficial do projeto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.