Google Chrome 103: veja mudanças da nova versão do navegador

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome 103: veja mudanças da nova versão do navegador
Imagem: Google/Twitter

A versão 103 do Google Chrome está chegando em versão estável nesta terça-feira (21) com algumas novidades, incluindo um mecanismo de pré-renderização de páginas, acesso a fontes locais (recurso só anunciado na v102) e a liberação do formato de arquivo de imagem AVIF para compartilhamento na API Web Share.

A principal mudança – a volta do mecanismo de pré-renderização de páginas – que havia sido substituído pelo No State Prefetch, assegura que a experiência de carregamento de páginas seja sempre instantânea, embora o recurso esteja restrito ao Android. A pré-renderização carrega a página antes que ela seja necessária para que, quando a navegação real ocorrer, o processo seja acelerado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nesse sentido, o Chrome agora é compatível com o código de resposta HTTP 103 Early Hints para navegação (o 103 aí é só coincidência com o número da nova versão). Descrito como “uma maneira de otimizar os principais elementos vitais da Web”, o código de pré-carregamento de interação com a web do lado do cliente é descrito pelo Google como o preferido pelos desenvolvedores.

Mais recursos do Chrome 103

Fonte: Pexels/Reprodução.Fonte: Pexels/Reprodução.Fonte:  Pexels 

Considerado muito mais eficiente do que o JPEG, o formato de arquivo de imagem AVIF foi introduzido no Chrome "para difundir o uso dele". Com a compatibilidade, será possível o compartilhamento, com outros sites, de arquivos formatados na extensão, através de mídias sociais, emails, bate-papos, entre outros.

A nova interface de programação de aplicações (API) liberada na atual versão do Chrome irá oferecer aos aplicativos da web acesso a dados de tabela armazenados em fontes locais. isso permitirá que essas fontes sejam renderizadas em seus aplicativos para exibir conteúdo sem ter que fazer upload de arquivos de fonte para o servidor.

O Chrome 103 é esperado para as últimas horas de hoje, mas, se a atualização não ocorrer de forma automática, é possível acioná-la, assim que disponível. Para isso, vá ao menu de "Três Pontos" no canto superior direito do navegador, e acesse as opções Ajuda > Sobre o Google Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.