Chrome: aprendizado de máquina reduzirá alertas de notificações

1 min de leitura
Imagem de: Chrome: aprendizado de máquina reduzirá alertas de notificações
Imagem: Google Chrome/captura de tela

O Google informou na semana passada que seu navegador Chrome está aprimorando os recursos de aprendizado de máquina (ML na sigla em inglês) já existentes. A ideia é tornar a navegação ainda mais segura e as ferramentas de acessibilidade mais intuitivas, além de outras novidades para fazer o browser mais útil.

O uso de ML no Chrome não é novidade: desde março, um novo modelo da tecnologia está sendo utilizado no navegador para definir as tradicionais telas vermelhas da Navegação Segura, uma lista de restrições que “identifica 2,5 vezes mais sites potencialmente maliciosos e ataques de phishing” em comparação com o antigo modelo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Google Chrome/capturas de telo por 9to5Google/Reprodução.Fonte: Google Chrome/capturas de telo por 9to5Google/Reprodução.Fonte:  Google Chrome/capturas de tela 

Como os recursos de ML vão melhorar a navegação no Chrome?

Quando se introduz um sistema de ML, em vez de um conjunto de regras para gerar resposta a partir do processamento, os algoritmos de aprendizado de máquina é que criam as próprias regras e perguntas do sistema. Dessa forma, eles silenciam automaticamente aqueles alertas de notificação que as pessoas provavelmente não iriam permitir. Com isso, os dados não aparecem (embora possam ser liberados manualmente) e a navegação fica mais fluida.

O Chrome irá também aprender se você tem o hábito de traduzir uma determinada página para o português, por exemplo, e fará isso de forma automática. De acordo com o Google, a ação já resultou em “dezenas de milhões de traduções mais bem-sucedidas todos os dias” e, vamos combinar, é bem mais cômoda do que ter que fazer isso todas as vezes, manualmente, no menu flutuante.

Outro recurso será introduzido no sistema Android, no atalho da barra de ferramentas que aparece à direta da Omnibox. Os recursos Nova guia, Compartilhar ou Pesquisa por voz passarão também a ser regulados por ML "em tempo real". A promessa é que as melhorias ofereçam a geração de legendas ao vivo e a rotulação automática do que é mostrado nas imagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.