Google TV: como usar o app no Android e iOS

3 min de leitura
Imagem de: Google TV: como usar o app no Android e iOS
Imagem: Google

Depois de algum tempo de espera, o Google TV finalmente ficou disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, podendo ser consumido pelos usuários diretamente em aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

A novidade chega ao Brasil para substituir o antigo Google Play Filmes, serviço de streaming da companhia focado na compra ou aluguel de produções audiovisuais. A diferença é que a nova plataforma também inclui funções avançadas de recomendação de conteúdo, bem como uma interface renovada.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Se você está interessado em ter o Google TV à sua disposição, fique ligado em tudo o que abordaremos no texto a seguir.

Como configurar o Google TV no Android?

Ao acessar a Google Play Store em seu dispositivo, utilize a barra de pesquisas para digitar “Google TV”. É possível também buscar o aplicativo por seu nome descontinuado, neste caso, Google Play Filmes. Ao abri-lo, toque em Atualizar ou Instalar, pois, se as suas configurações de atualização de apps estiverem automáticas, é possível que você já o tenha no aparelho.

Após alguns segundos, dependendo da sua conexão com a internet, você já poderá executar o Google TV. Talvez seja preciso fazer login na sua conta Google para ativá-lo de forma efetiva, mas ele também poderá aproveitar seus dados do Google Play Filmes para seguir. Na página inicial, haverá recomendações dos últimos lançamentos e produções organizadas por gênero.

(Google Play Store/Reprodução)(Google Play Store/Reprodução)Fonte:  Google Play Store 

Conforme o usuário for acessando o streaming, mais configurações personalizadas serão desenvolvidas, mostrando que o algoritmo estará à sua disposição para sugerir filmes e séries com base no seu gosto pessoal. Ao navegar pelo aplicativo, encontre os principais itens para comprar ou alugar, bem como sua biblioteca de aquisições anteriores.

Você também poderá criar uma lista de interesses, com filmes e séries para comprar ou alugar posteriormente, além de produções que ainda não foram lançadas e ainda se comunicar por meio de um canal de dicas personalizadas da plataforma.

Como configurar o Google TV no iOS?

O processo de instalação e configuração do Google TV em dispositivos com sistema operacional iOS é bastante parecido com os mecanismos utilizados pelo Android. Dessa maneira, é necessário abrir a App Store no iPhone ou iPad e pesquisar pelo Google TV (ou também Google Play Filmes). Quando o app surgir, basta tocar em Obter ou Abrir, caso ele já esteja instalado e necessite apenas de uma atualização.

Ao executá-lo, forneça suas informações de acesso da conta Google e navegue pelas opções que surgirem à frente, incluindo as recomendações da biblioteca, os filmes e séries separados por gênero e últimos lançamentos, além da lista de interesses e o canal de comunicação para receber dicas de produções interessantes com base em seus gostos.

(App Store/Reprodução)(App Store/Reprodução)Fonte:  App Store 

O que assistir no Google TV?

Em linhas gerais, pelo aplicativo, os usuários poderão adquirir ou alugar por alguns dias todos os filmes e séries que não estiverem disponíveis nas plataformas de streaming tradicionais e forem distribuídos nesse formato.

Vale destacar ainda que dentro do Google TV, é possível agregar suas assinaturas de outros serviços e assistir todas as produções desejadas por um único local. Uma outra novidade é a possibilidade de se assistir conteúdos gratuitos por meio da aba “Outras Formas de Assistir”.

E com o auxílio de um Chromecast, por exemplo, o botão de transmissão simultânea poderá ser utilizado no aplicativo para espelhar os conteúdos diretamente na televisão, transformando seu smartphone em uma espécie de controle remoto avançado.

No Google TV, por meio de um método de pagamento já cadastrado, as transações financeiras ficarão ainda mais fáceis. Assim, para alugar ou comprar algum filme ou série, basta tocar sobre o pôster da produção e finalizar seu pedido. A partir disso, o aplicativo também permite que os conteúdos sejam consumidos offline com a opção de download no dispositivo.

Além de estar disponível no Android e iOS, o Google TV é a interface padrão das novas televisões da TCL no Brasil e também pode ser usado em dispositivos de streaming compatíveis, como o Realme TV Stick e o Chromecast.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.