Google Maps agora mostra a qualidade de ar em sua região

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps agora mostra a qualidade de ar em sua região
Imagem: Blog Google

Com vistas ao início oficial do verão no Hemisfério Norte, o Google Maps lançou na quarta-feira (8) um novo recurso que permite aos usuários verificar a qualidade do ar não só na sua região, mas também em possíveis destinos. Chamada de Índice de Qualidade do Ar (AQI na sigla em inglês), a nova camada foi anunciada em março de 2021, e está agora disponível para as versões Android e iOS do app.

Liberado por enquanto nos EUA, Índia e Austrália, o novo recurso promete uma medida confiável de quão saudável (ou poluído) está o ar, acompanhada de dicas de atividades para prática ao ar livre. Serão também apresentadas informações sobre o tempo de atualização dos dados e links para maiores esclarecimentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como verificar a qualidade do ar no Google Maps?

Fonte: Blog Google/Divulgação.Fonte: Blog Google/Divulgação.Fonte:  Blog Google 

Para conferir o AQI, basta tocar no ícone de camadas do Google Maps e selecionar a da qualidade do ar. Ao acessar a opção, o serviço reduz automaticamente o zoom, para mostrar uma visão geral da qualidade do ar em uma área geográfica mais abrangente. Portanto, para focar em locais específicos, será necessário aumentar de novo o zoom.

Na visualização, as estações de monitoramento da qualidade do ar mais próximas irão aparecer como pequenas bolhas, mostrando pontos coloridos, indicando a qualidade do ar conforme uma escala. Cada bolha é clicável, exibindo informações adicionais, dicas e esclarecimentos sobre a metodologia.

As estações de monitoramento da qualidade do ar utilizadas pelo Google Maps pertencem a órgãos regulatórios governamentais ou parceiros não governamentais. No primeiro caso, o Maps simplesmente repassa os dados, mas, no caso de estações privadas, o Google faz medições brutas do sensor e, antes de repassá-las para o aplicativo, usa o algoritmo NowCast para fazer uma média ponderada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.