Google Maps: Street View completa 15 anos e recebe novidades

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps: Street View completa 15 anos e recebe novidades
Imagem: Blog Google

O Google Maps está celebrando, nesta terça-feira (24), os 15 anos do Street View, uma ideia considerada pelo próprio Google como “absurda”, quando seu cofundador Larry Page propôs em 2007 mapear o mundo inteiro em 360 graus. Para marcar a data, o serviço de pesquisa está lançando uma série de recursos, inclusive visualizar dados do passado em dispositivos Android e iOS.

A capacidade viajar virtualmente de volta no tempo já existe no Google Maps desde 2014, porém restrita à versão web. Hoje, com a habilitação da funcionalidade no Android e iOS globalmente, será “mais fácil do que nunca viajar no tempo diretamente do seu celular”, promete o serviço de busca.

O funcionamento é simples: quando você estiver visualizando imagens do Street View, basta tocar em qualquer lugar da foto para ver informações sobre o local. Se você quer ver imagens históricas dali, acesse a opção "Ver mais datas" para ver todas as imagens publicadas desde o lançamento do serviço em 2007. Além disso, cada imagem oferece uma cápsula do tempo digital com as mudanças do lugar.

Nova câmera e Studio

Para continuar coletando imagens de alta qualidade, e em mais lugares do mundo, o Street View está recebendo uma nova câmera – que entrará em operação no ano que vem – cujo tamanho compacto e peso reduzido (menos de 15 quilos) tornará o sistema mais simples de transportar, podendo ser levada desde o Ártico, em um snowmobile, até o deserto da Arábia nas costas de um camelo.

Outra boa notícia é que uma ferramenta inédita – o Street View Studio – permitirá que você “publique sequências de imagens em 360º rapidamente e em massa”, diz o Google. Isso significa que será possível fazer upload de vídeos em 360º, com direito à pré-visualização. Finalmente, você conseguirá filtrar o arquivo por nome, local e status de processamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.