Google Maps ganha 'visualização imersiva' e mais novidades

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps ganha 'visualização imersiva' e mais novidades
Imagem: Google/Divulgação

Usuários do Google Maps terão acesso a uma série de novidades, em breve, que foram reveladas hoje (11) durante a abertura da Google I/O 2022. A tradicional conferência anual da companhia de Mountain View acontece em São Francisco, nos Estados Unidos.

Contando com os mais recentes avanços de inteligência artificial, o serviço de mapas da Google terá o recurso de visualização imersiva, que mescla imagens aéreas com registros do Street View para oferecer uma nova experiência de exploração tridimensional. A ferramenta permitirá ver um bairro, ponto de referência ou restaurante em diferentes momentos do dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia é auxiliar o usuário enquanto ele planeja uma viagem, facilitando a descoberta dos melhores lugares para visitar, almoçar e jantar, por exemplo. O recurso também possibilita ter uma visão do local pesquisado em diferentes condições climáticas e até leva o internauta para dentro dos restaurantes, conforme a big tech.

A visualização imersiva do Maps também mostrará o interior de estabelecimentos.A visualização imersiva do Maps também mostrará o interior de estabelecimentos.Fonte:  Google/Divulgação 

Compatível com qualquer celular e outros dispositivos, a visualização imersiva do Google Maps estará disponível no final do ano em cidades selecionadas. Tóquio (Japão), Londres (Inglaterra), Los Angeles, Nova York e São Francisco, as últimas três nos EUA, serão as primeiras contempladas, com novas localidades sendo adicionadas em seguida.

Rotas econômicas e Live Views

Lançadas recentemente nos EUA e no Canadá, as rotas ecologicamente corretas ajudam o motorista a encontrar caminhos alternativos e mais curtos no Maps, propiciando economizar combustível e também dinheiro. Segundo a Google, o recurso possibilitou reduzir a emissão de 500 mil toneladas métricas de carbono.

Isso é equivalente a tirar 100 mil carros das ruas e a empresa quer dobrar tal número. Para tanto, ela vai expandir a ferramenta para o continente europeu e outros lugares, permitindo que os condutores tenham acesso às sugestões de rotas econômicas.

As rotas ecológicas chegarão a outras localidades.As rotas ecológicas chegarão a outras localidades.Fonte:  Google/Divulgação 

A gigante da tecnologia anunciou também que vai disponibilizar a API da função Live View para desenvolvedores, sem qualquer custo. Com isso, apps de terceiros poderão utilizar a realidade aumentada do Maps para integrar os mundos físico e digital.

A empresa de veículos elétricos compartilhados Lime será uma das primeiras a utilizar a funcionalidade, fornecendo a solução para usuários de e-bikes e e-scooters.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.