Telegram Premium: versão paga tem preço e recursos vazados

1 min de leitura
Imagem de: Telegram Premium: versão paga tem preço e recursos vazados
Imagem: Telegram/Xiaomiui/Reprodução

No último ano, o CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou que a empresa estava desenvolvendo uma versão paga do aplicativo de mensagens, contudo, nenhum valor foi divulgado na ocasião. Nesta terça-feira (7), surgiu um vazamento indicando os recursos que estarão disponíveis na nova versão e o preço de lançamento.

O Telegram Premium deve ser lançado por US$ 4,99 (cerca de R$ 24,30 na cotação atual) e oferecerá diversos recursos extras, privilégios especiais e até emojis exclusivos. Por exemplo, o aumento do limite do upload para 4 GB, velocidade de download/upload ilimitada, até 20 pastas colaborativas criadas para grupos e canais, capacidade para ingressar em até 1000 canais e limite de fixação de até 10 chats. Os mesmos recursos estão disponíveis aos usuários da versão gratuita, mas são mais limitados.

Captura de tela da página de cadastro da versão premium.Captura de tela da página de cadastro da versão premium.Fonte:  Telegram/Xiaomiui/Reprodução 

Uma das melhores funcionalidades da versão paga é a conversão de voz para texto, ou seja, as mensagens de voz enviadas podem ser transcritas. Assim, se você não quiser escutar um áudio muito longo,  poderá "ler a mensagem de voz".

Novidades do Telegram Premium

Os usuários também podem escrever biografias de até 140 caracteres, diferente dos 70 caracteres oferecidos normalmente — a versão premium não exibirá propagandas. Inclusive, será disponibilizo um recurso de gerenciamento avançado de bate-papo para configurar a pasta padrão, ocultar automaticamente novos bate-papos de contatos não salvos, entre outras possibilidades.

Os consumidores do Telegram Premium serão identificados com um emblema no perfil e eles podem usar avatares animados. Também serão oferecidos diferentes ícones para exibir o aplicativo na tela inicial do smartphone.

Segundo o vazamento, também será possível adicionar até quatro contas no mesmo aplicativo, além de aumentar o limite para até 400 GIFs, 10 stickers favoritos e 20 links públicos para canais e grupos. Sem contar com a adição de mais símbolos nas legendas de fotos e vídeos, possibilitando criar descrições mais longas.

Até o momento, o Telegram não confirmou nenhuma das informações divulgadas pelo vazamento. Felizmente, parece que o lançamento da versão premium deve acontecer em breve.