Lendário Napster é comprado por empresa focada em Web3

1 min de leitura
Imagem de: Lendário Napster é comprado por empresa focada em Web3
Imagem: Napster/LinkedIn
Avatar do autor

A Napster Group, empresa que mantém o nome do clássico programa de download de música em MP3 que marcou a história da internet, está de casa nova.

A companhia foi adquirida na última semana pelos grupos Hivemind e Algorand, que pretendem "revolucionar mais uma vez a indústria da música ao levar blockchain e Web3 para artistas e fãs".

Ainda não há detalhes sobre o que será feito, mas é possível que o Napster seja relançado como um serviço híbrido de streaming com música e vídeo, além de conteúdos que podem envolver tokens não-fungíveis (NFTs).

Novos caminhos

Lançado em 1999, o Napster foi um dos primeiros e principais softwares de download de MP3, o que também levou ele a ser um dos grandes alvos de processos por infração de direitos autorais. Essas questões judiciais causaram o fim do software original, que deixou de existir em 2001.

Após trocar de dono algumas vezes, o Napster ainda é uma plataforma de música, mas com conteúdo legalizado e até planos corporativos. A última vez que o serviço havia mudado de mãos foi em 2020, quando passou para uma companhia britânica chamada MelodyVR.

A interface original do Napster, um clássico da pirataria.A interface original do Napster, um clássico da pirataria.Fonte:  Wblog 

Em busca de recuperar os bons tempos com base em nomes fortes, anúncios parecidos foram realizados nos últimos meses por outros softwares antigos, como o LimeWire e até o Winamp, ambos com projetos que envolvem blockchain em desenvolvimento.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.