DuckDuckGo: extensão bloqueia segmentação de anúncios do Google

1 min de leitura
Imagem de: DuckDuckGo: extensão bloqueia segmentação de anúncios do Google
Imagem: DuckDuckGo/Divulgação

O DuckDuckGo anunciou na última quarta-feira (11) uma nova versão da sua extensão para Chrome. A ferramenta traz como principal melhoria a possibilidade de bloquear os dois novos métodos de segmentação de anúncios da Google, que atualmente estão em fase beta e têm sido alvo de críticas de reguladores e defensores da privacidade.

De acordo com os administradores do navegador focado em privacidade, a extensão atualizada é capaz de bloquear o Google Topics e o FLEDGE, evitando o rastreamento do usuário. Além disso, o complemento também vai permitir que o usuário desabilite a configuração Privacy Sandbox manualmente, impedindo o monitoramento das suas atividades online.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos métodos escolhidos pela companhia de Mountain View para substituir os cookies de terceiros, os Tópicos usam automaticamente o histórico de navegação para dividir os interesses do internauta em tópicos. Segundo o DuckDuckGo, o recurso traz vários problemas, permitindo que as informações coletadas sirvam para traçar o perfil do usuário, por exemplo.

A extensão atualizada já está disponível.A extensão atualizada já está disponível.Fonte:  Chrome Web Store/Reprodução 

Por sua vez, o FLEDGE possibilita o “remarketing”, no qual o anunciante que queira acompanhar o usuário com uma determinada publicidade instrui o navegador a colocá-lo em um grupo de interesse, sem o seu consentimento. Ao visitar outro site, o Chrome fará um leilão de anúncios baseado nessa informação, apresentando opções específicas para aquele perfil.

Proteção aprimorada

Com a versão atualizada da extensão do DuckDuckGo para Chrome, é possível evitar os Tópicos e o FLEDGE no navegador da Google, graças às melhorias introduzidas no bloqueio de rastreador da ferramenta. Ela também traz funções como pesquisa privada, criptografia reforçada e controle de privacidade global, entre outras.

O complemento pode ser baixado gratuitamente na Chrome Web Store. Além de instalá-la, a empresa também recomenda desativar o login do Chrome, a avaliação do Privacy Sandbox e não sincronizar seus dados de histórico com o navegador, além de desabilitar a "Personalização de anúncios".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.