DuckDuckGo: como funciona o buscador rival do Google?

3 min de leitura
Imagem de: DuckDuckGo: como funciona o buscador rival do Google?
Imagem: DuckDuckGo

O Google é há muitos anos sinônimo de buscador na internet e muita gente talvez tenha até dificuldades em apontar concorrentes — o Bing, da Microsoft, é o que mais se aproxima hoje em rivalidade, apesar de muito atrás em fatia de mercado.

Entretanto, o serviço é também conhecido por rastrear a navegação do usuário e os termos pesquisados para ofertar anúncios dentro e fora da caixa de resultados.

Foi pensando em quem deseja realizar buscas mais privadas e seguras que um pequeno projeto chamado DuckDuckGo foi criado, sob a promessa de entregar resultados de pesquisas variadas com qualidade e sem comprometer os dados do usuário. A seguir, você conhece um pouco mais sobre o serviço e o que torna ele tão especial.

A origem do buscador

O projeto do DuckDuckGo começou em fevereiro de 2008, quando o mecanismo de busca foi colocado no ar e divulgado apenas em comunidades de entusiastas de cibersegurança durante um tempo. O simpático mascote da plataforma, um pato de óculos e com uma gravata-borboleta verde, já existia desde então.

Foi só em 2010 que a sua decisão mais famosa foi tomada: o buscador passa a não rastrear o histórico de pesquisa do usuário. Com o tempo, ele virou um dos maiores críticos da Google, acusando a marca até mesmo de espionagem.

Gabriel Weinberg.Gabriel Weinberg.Fonte:  Vivaldi/YouTube 

Em 2011, ele finalmente ganhou uma sede fora do porão da casa do fundador, o programador e empresário Gabriel Weinberg. Além disso, o projeto ganhou os primeiros funcionários em tempo integral.

No ano seguinte, além de receber um redesign para ganhar um visual parecido com o atual, ele chegou ao marco de 1 milhão de buscas diárias e passou a viver de doações da comunidade.

O motor funciona também no celular.O motor funciona também no celular.Fonte:  DuckDuckGo 

Com o tempo, o DuckDuckGo foi adicionado também como uma alternativa de mecanismo de pesquisa em navegadores, como Safari e Firefox. Apesar de o site ainda ser seguro e privado, o aplicativo do projeto que atua como navegador para desktop e dispositivos móveis (Android e iOS) virou a maneira mais garantida de uso do serviço.

Para que serve o DuckDuckGo?

O principal recurso do DuckDuckGo é não rastrear todas as "pegadas" que um usuário deixa ao realizar uma pesquisa — como exibir anúncios nos resultados ou, posteriormente, mostrar banners de produtos em outros sites baseados nos termos que foram buscados.

As buscas realizadas por ele usam ainda a versão criptografada de conexão com os sites dos resultados, evitando interceptação de dados. O histórico de termos buscados não é gravado e nem compartilhado com qualquer canto da internet.

Além de proteção, o app "denuncia" quem está espionando o usuário.Além de proteção, o app "denuncia" quem está espionando o usuário.Fonte:  DuckDuckGo 

Além disso, caso seja utilizado na modalidade navegador ou extensão, o serviço bloqueia rastreadores de outros sites, tornando a sua navegação o mais limpa possível.

Segundo a companhia, essas ações não comprometem o desempenho ou a experiência da sua navegação.

A interface é bem parecida com a de buscadores convencionais.A interface é bem parecida com a de buscadores convencionais.Fonte:  DuckDuckGo 

E os resultados são de qualidade, incluindo ainda buscas contextuais e também respostas imediatas, como conversões de medidas e cálculos. É quase como se você estivesse sempre usando o Modo Anônimo de um navegador, mas sem precisar mexer nas configurações e com um funcionamento ainda mais seguro.

O aplicativo tem funções ainda mais avançadas de privacidade.O aplicativo tem funções ainda mais avançadas de privacidade.Fonte:  DuckDuckGo 

Além do motor de pesquisa, a organização também expandiu para outras ferramentas, incluindo extensões para navegadores. Uma das mais recentes novidades é um serviço que "limpa" e-mail de rastreadores e um aplicativo para Android que impede a coleta de dados do usuário em outras ferramentas.

Alternativo com orgulho

Atualmente, o DuckDuckGo realiza 3 bilhões de buscas mensais e tem 5 milhões de downloads todos os meses nos aplicativos para PC e dispositivos móveis.

O buscador não quer virar líder de mercado, já que essa tarefa hoje é praticamente impossível. A sua missão é outra: fornecer uma alternativa mais segura e privada a quem desejar, em uma comunidade que está crescendo a cada dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.