Realidade aumentada do Google Maps já está disponível para Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Realidade aumentada do Google Maps já está disponível para Android e iOS

Quem se animou com a patente da Apple para realidade aumentada em seu aplicativo de localização já pode conferir a atualização do Google Maps, o Live View. Projetado para ajudar pedestres, ele expande o modo AR para mais usuários (estava em teste desde fevereiro, restrito a quem tem o Pixel), em todos os países em que a função Street View está disponível.

O novo recurso fornece instruções para trajetos a pé usando o banco de dados do Street View e criando uma interface entre o aplicativo e um feed em tempo real da câmera. É como caçar um Pokémon: basta abrir o Google Maps e buscar o trajeto a pé para o lugar a que se pretende ir. Tocando no botão "Live View", na parte inferior do teclado, o modo AR é ativado, com setas e instruções acima das imagens do mundo real.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

mapsVeja como usar o Live View no Google Maps

Para saber onde o usuário está, o Google Maps usa a localização aproximada do GPS do smartphone e o banco de dados do Street View, de onde ele captura imagens com localização conhecida e analisa seus aspectos visuais mais marcantes (forma de prédios, monumentos etc.). O sistema, então, compara o que achou no banco de imagens com o que está sendo capturado pela câmera. O aplicativo usa ainda aprendizado de máquina para distinguir recursos transitórios (como chuva ou luz dos postes) dos permanentes (como prédios).

A herança do Google Trips

A atualização do Google Maps também contemplou outras funcionalidades, como reunir reservas de hotel e passagens de avião em um só lugar. Agora, basta acessar o menu lateral e acessar a seção "Reservas", que também funciona offline. Essa facilidade é uma herança do Google Trips, que parou de funcionar nesta semana.

Mesmo óbvio, o Google alerta para que os usuários caminhem prestando atenção na rua e não somente na tela do celular. Usar o Live View também consome mais dados e bateria, provavelmente um detalhe que não impedirá os 5 bilhões de usuários do Google Maps de experimentarem a novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.