Google Maps permitirá definir modo de transporte favorito

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps permitirá definir modo de transporte favorito
Imagem: Unsplash

O Google Maps deverá permitir, em um futuro próximo, que o usuário escolha seu modo de viagem favorito ao pesquisar por rotas no aplicativo. A novidade começou a ser testada recentemente na versão beta da plataforma, de acordo com relato do 9to5Google na terça-feira (3).

Carro, bicicleta, transporte público ou a pé? Com a mudança em teste no serviço de mapas da Google, você poderá ver os resultados para os cálculos de rota apenas para o tipo de transporte definido previamente, em vez de receber diversas sugestões na tela, que podem confundir o usuário.

Segundo a publicação, o objetivo é justamente evitar essa confusão, tornando a interface mais minimalista, apenas com as informações da modalidade de viagem escolhida. Além disso, a alteração permite salvar a preferência para pesquisas futuras e deixa mais espaço livre para a visão geral do mapa na tela do celular.

O usuário pode escolher uma ou mais modalidades de viagem ao calcular rotas.O usuário pode escolher uma ou mais modalidades de viagem ao calcular rotas.Fonte:  9to5Google/Reprodução 

É importante ressaltar que esse tipo de ajuste presente no Google Maps beta v11.28.0 não é algo inédito nos serviços da gigante das buscas. A definição do modo de viagem já podia ser feita no app da Google, seguindo o caminho Configurações > Assistente do Google > Conta > Preferências > Transporte, mas só agora está chegando ao Maps.

Caixa de pesquisa flutuante

Na imagem acima, também é possível visualizar uma nova caixa de pesquisa flutuante, na qual o usuário informa a origem e o destino da viagem. Mais compacta, ela substitui o atual painel de buscas, que ocupa um amplo espaço na tela, removendo componentes desnecessários para facilitar a visualização das rotas direto no mapa.

Disponíveis apenas no Google Maps beta, no momento, ainda não se sabe quando tais novidades chegarão à versão estável do serviço ou mesmo se isso acontecerá futuramente. Por enquanto, é necessário instalar a edição de testes do app para experimentá-las.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.