Guia completo de como usar o Google Maps

3 min de leitura
Imagem de: Guia completo de como usar o Google Maps
Imagem: Google Maps/Divulgação

A maioria das pessoas só lembra que o Google Maps existe quando precisa localizar um endereço desconhecido, mas o serviço oferecido pela Google desde 2005 é muito mais que isso: ele serve não apenas para achar um lugar, mas também oferece rotas e indica meios de transporte alternativos para chegar a um destino, além do tipo de comércio existente nas redondezas.

Confira a seguir os melhores recursos oferecidos pelo Google Maps.

Guia completo do Google Maps

O que há perto de você

Quando o aplicativo é aberto, a tela inicial mostra as cercanias com base na geolocalização do dispositivo. É possível acessar, clicando na tag de localização à esquerda, as opções para explorar a vizinhança e ter informações sobre os estabelecimentos, como horários de funcionamento, site e até mesmo críticas e comentários de outros usuários.

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

Com base no histórico de uso, o aplicativo oferece sugestões de lugares e serviços, quase sempre acompanhadas de avaliações de usuários. Para fazer isso, basta indicar o que se procura na tela inicial do app.

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

O Google Maps sugere restaurantes, bares e até outros serviços, como  caixas eletrônicos, lojas de conveniência, oficinas mecânicas, estacionamentos, lavanderias e hospitais.

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

Lugares favoritos

É possível salvar lugares e serviços encontrados no mapa ao clicar na tag correspondente. Se aquela lojinha maravilhosa em uma galeria ainda não estiver no mapa, faça um favor à humanidade e a inclua no Google Maps, inserindo o endereço e clicando em "Adicionar um local ausente".

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

Rotas e informações sobre o trânsito

Antes de sair de casa dá para ter uma boa noção do caminho de ida e de volta, conferir se há problemas no trajeto, onde ficam os pontos de ônibus (e, em algumas cidades, até o horário em que eles passam) e as estações de metrô. Para pedestre, ciclista, motociclista, usuário de transporte público ou de carro, o Google Maps está cheio de informações para conseguir fazer o que precisa na rua.

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

Ao localizar um endereço, o app dá a opção de escolher a melhor rota para chegar lá, mostrando o tempo necessário de deslocamento. Além do meio de transporte, é possível escolher entre "melhor trajeto", "menos trajetos a pé" e "acessível a cadeira de rodas".

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

Você pode colaborar com o aplicativo, enviando informações sobre as condições do trajeto e do veículo que escolheu, além de sugerir novos caminhos.

Transporte público

Se, ao clicar em "rotas", você optar por transporte coletivo, é possível ver quais linhas de ônibus, metrô e trem estão à disposição, assim como o tempo para chegar até o ponto ou a estação mais próximos, a duração do trajeto e, em algumas cidades, quanto tempo falta para que o próximo ônibus passe no ponto (essa hora é aproximada). Ao clicar na linha de ônibus, o trajeto é mostrado em detalhes.

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

De carro

Se você optar por ir de carro, a navegação GPS mostra quais são os limites de velocidade no trajeto que vai seguir (incluindo se for viajar). A função também cobre a presença de radares, e é possível localizá-los antes de sair; já os limites de velocidade de ruas e avenidas o usuário só vê quando está a caminho.

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

Modos de visualização no Google Maps

Muita gente acha que o Google Maps tem apenas dois modos de visualização, mas o aplicativo, na verdade, conta com três maneiras diferentes de exibir o lugar para onde quer ir (e não estamos falando do Street View); todas podem ser acessadas pelo quadradinho que fica no canto superior direito da tela.

A visualização em mapa é a padrão (aparece quando o app é aberto); a de satélite mostra a região em vista aérea (a partir de 10 metros de altura), via imagens captadas a partir da atmosfera baixa da Terra; por fim, há a opção de mostrar o relevo da área.

.  (TecMundo/J.Reis/Reprodução)

No mesmo lugar em que é possível muda o tipo de visualização, pode-se sobrepor as linhas de transporte público da região exibida, as principais vias da cidade e as ciclovias e ciclofaixas disponíveis.

Usando o Google Assistente

Ao usar o Maps, você pode acessar boa parte dos outros apps do celular enquanto dirige ou pedala usando o Google Assistente, como atender a uma ligação ou escolher uma música.

Acesse o menu no canto superior direito do aplicativo e siga o caminho: Configurações > Configuração de navegação > Detecção do comando Ok, Google e ative as opções "Acessar com o Voice Match" e "Resultados pessoais na tela de bloqueio". Pronto: basta dizer "Ok, Google" para executar qualquer outra tarefa enquanto estiver usando o Google Maps.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.