4 dicas para crescer a audiência do seu podcast no Spotify

2 min de leitura
Imagem de: 4 dicas para crescer a audiência do seu podcast no Spotify
Imagem: Getty Images

Não há dúvidas de que os podcasts estão ganhando cada vez mais a atenção do público. Uma prova disso é que o relatório DataReportal 2023 indicou que o Brasil está no topo da lista dos países que mais consomem conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet.

Entretanto, para se dar bem nesse campo não basta apenas ligar um microfone e começar a falar. Podcasting é uma arte, e é importante compreender quem escuta seu trabalho e como o público interage com ele, pois isso vai te auxiliar a tomar decisões que vão aumentar a sua base de fãs. Seja planejando seu calendário de conteúdo ou criando uma maneira diferente de promover um novo episódio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso esteja interessado em trilhar esse caminho, confira a seguir 4 dicas separadas pelo Spotify para atrair novos fãs – quer você tenha acabado de lançar um podcast ou já tenha seguidores.

1. Use os dados dos ouvintes como referência nas suas decisões

Analisar as métricas é um passo importante para medir o sucesso do seu projeto.Analisar as métricas é um passo importante para medir o sucesso do seu projeto.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O Spotify mostra dados demográficos e geográficos agregados do seu público. Isso significa que você consegue verificar qual é o gênero e a faixa etária, bem como a região em que as pessoas escutam seu podcast.

Esses dados precisos servem de orientação para o tipo de conteúdo que você cria e a forma como você promove o programa.

2. Revisite o que deu certo ao planejar um novo conteúdo

Ter um plano de conteúdo vai ajudar você a fluir mais no processo criativo.Ter um plano de conteúdo vai ajudar você a fluir mais no processo criativo.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O Spotify for Podcasters exibe os episódios mais reproduzidos no intervalo de tempo selecionado. Saber quais episódios tiveram um desempenho particularmente bom lhe dá um norte para continuar produzindo conteúdo que os ouvintes adoram.

3. Avalie a retenção de episódios para aumentar o tempo médio de streaming

Com a análise segundo a segundo de quantos ouvintes permanecem sintonizados durante um episódio, você pode identificar quais segmentos do seu programa são mais envolventes e quais têm oportunidades de melhoria.

Revisitar os períodos de abandono também elimina as suposições ao decidir o que está funcionando – e o que não está –, para melhorar episódios futuros. E se a retenção de episódios for mais forte em um momento específico, considere criar um clipe para promovê-lo nas redes sociais.

Vale lembrar que todas as ferramentas de acompanhamento e mensuração do seu podcast são acessíveis pelo smartphone ou computador usando o aplicativo do Spotify for Podcasters.

4. Espalhe o conteúdo do seu podcast nas redes sociais

Divulgar seu conteúdo nas redes sociais é a melhor forma de atrair mais público.Divulgar seu conteúdo nas redes sociais é a melhor forma de atrair mais público.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

As redes sociais são os melhores lugares para se conectar com pessoas que têm os mesmos interesses que você e fazem seu público. Um conteúdo pode se espalhar bem rapidamente nessas plataformas, mesmo que você não tenha muitos seguidores. Sua estratégia pode ser algo tão simples quanto comentar notícias relacionadas ao tema.

Quando seu podcast for ao ar, compartilhe um clipe de 30 a 60 segundos de sua parte favorita do episódio. Muitos podcasters de sucesso fazem isso para “dar uma palinha” em vez de postar tudo. Só não esqueça de colocar o link para o episódio completo!

Aproveite essas dicas e veja o seu projeto crescer cada dia mais até alcançar o tão sonhado sucesso. Boa sorte na jornada!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.