Tradutor do Google agora adapta Gboard para o idioma pesquisado

1 min de leitura
Imagem de: Tradutor do Google agora adapta Gboard para o idioma pesquisado
Imagem: YouTube

A nova atualização do Google Tradutor trouxe uma novidade que pode facilitar muito a vida de quem necessita traduzir uma palavra ou texto de outro idioma (e quem nunca?) no celular. A novidade, por enquanto restrita a dispositivos que usam o sistema Android, faz a adaptação automática do layout do Gboard de acordo com o idioma pesquisado.

A integração ocorre tão logo você começa a inserir um texto que não esteja no idioma padrão do seu dispositivo. Imediatamente, o Tradutor altera o layout do teclado do celular, para permitir a entrada do texto com o conjunto completo de caracteres disponíveis no idioma pesquisado. Isso agiliza a digitação e evita pesquisas manuais para procurar por determinados símbolos ou letras especiais.

Fonte: Google Tradutor/captura de tela por 9to5Goole/Reprodução.Fonte: Google Tradutor/captura de tela por 9to5Goole/Reprodução.Fonte:  Google Tradutor/captura de tela 

Como serão as pesquisas na nova integração Google Tradutor x Gboard?

Assim, por exemplo, se você abrir o Google Tradutor em um celular onde a língua inglesa seja padrão e selecionar o espanhol como idioma de origem (no campo “Traduzir de” do lado esquerdo), logo irá notar que o Gboard traz o caractere “ñ”, como mostrado na captura de tela acima. Perceba que, quando o texto é digitado em francês (exemplo central), o próprio layout do teclado muda, de QUERTY (que é o usado também no Brasil) para o AZERTY.

Atualmente, quando seleciona um par de idiomas diferentes, você digita o texto independentemente do padrão do seu dispositivo. Agora um ícone de globo aparece na tela para fazer a adaptação quando ela for necessária. Mas, assim que você sai da tela de tradução, o Gboard volta para o idioma padrão.

É importante destacar que a mudança por enquanto só está visível em celulares Android com a versão Gboard 11.6 – que ainda está em fase beta – instalada. Mas uma versão global com a nova funcionalidade é esperada para breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.