Google Docs lança criação de emails colaborativos em documentos

1 min de leitura
Imagem de: Google Docs lança criação de emails colaborativos em documentos
Imagem: Google

A plataforma de criação e edição de conteúdos em texto Google Docs começou a ganhar um novo recurso ideal para quem escreve emails em conjunto.

A novidade é uma interface pronta que recria a janela de composição de mensagens do Gmail e permite que uma ou várias pessoas escrevam um email dentro do serviço. Após a criação, o envio pode ser realizado dentro do próprio Google Docs, já que as contas normalmente são vinculadas a um email.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O comando na folha em branco e a interface de rascunho de email.O comando na folha em branco e a interface de rascunho de email.Fonte:  Google Workspace Updates 

O recurso é especialmente útil para quem precisa trabalhar em um email longo e que exige a contribuição de várias pessoas — que podem ser convocadas para edição a partir do comando "@nomedousuário" — ou para quem se sente mais confortável escrevendo na página em branco do serviço do que na interface do email, por exemplo.

Para ativá-lo, basta escolher a opção ao digitar o comando @email draft em um documento. Outra alternativa é acessar o formato em Inserir > Elementos básicos no menu superior da plataforma. Ao terminar, é só clicar em "Enviar" e seguir as orientações da janela do Gmail.

Mais que uma folha em branco

O template de rascunho de email estava em desenvolvimento e fase de testes há algum tempo e é mais uma adição a atualizações anteriores que facilitaram a edição colaborativa, inclusive mencionando pessoas e anexando documentos em páginas do Docs.

Todos os usuários do Google Docs terão acesso à novidade, de planos pagos até os gratuitos. A atualização que disponibiliza o rascunho de email embutido já começou a ser enviada, mas será lançada a toda a comunidade gradualmente até abril de 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.